Método para estimar a experiência do usuário em cursos a distância e sua validação por meio de um plugin no moodle
A experiência do usuário, ou User Experience (UX) (comumente denominada de UX, do
inglês), em cursos a distância (EAD) desempenha um papel de destaque na educação
online. Além da usabilidade, a satisfação, emoção e motivação do aluno são fatores-chave
a serem considerados, pois podem impactar diretamente no aprendizado e na evasão dos
cursos. Assim como em outros sistemas, a experiência do usuário também é importante.
No entanto, caso do ambiente virtual de aprendizagem (AVA), pode envolver uma questão
mais importante que é o aprendizado e senão existir boa experiência poderá impactar na
aprendizagem e motivação do estudante. Além disso, explorar a experiência do aluno em
ambientes como o AVA pode nortear o formato que os cursos e as disciplinas que devem
ser disponibilizados para os estudantes. No entanto, a literatura revela uma lacuna na
aplicação de métodos para avaliar a experiência do usuário em Ambientes Virtuais de
Aprendizagem. Este estudo tem como objetivo preencher essa lacuna, buscando entender
a relação entre a experiência do usuário e o sucesso do aprendizado em EAD.
Para atingir esse propósito, este projeto investiga métodos e técnicas utilizados para avaliar
a experiência do usuário no AVA e, com base nesse conhecimento, propor ferramenta que
possa aprimorar esse processo. A pesquisa se concentra na criação de um questionário
próprio voltado para a avaliação da UX no AVA, juntamente com a possibilidade de
conduzir estudo de caso para testar a solução, com a criação de um plugin para o Moodle.