PPGCCM PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: 11 4996-8337 http://propg.ufabc.edu.br/ppgccm

Banca de DEFESA: ANDRE OLIVEIRA MACEDO

DISCENTE : ANDRE OLIVEIRA MACEDO
DATA : 21/11/2023
LOCAL: Virtual

Modelos neurais em ambientes virtuais

Este projeto investiga a modelagem de redes neurais justapondo diferentes redes neurais no contexto de modelagem de comportamento e aprendizagem por reforço. Aproveitando diversas arquiteturas neurais, incluindo redes densamente conectadas, recorrentes (RNN) e convolucionais (CNN), seus parâmetros e desempenhos são analisados dentro do “jogo da cobra”. Os experimentos apontam maior consumo computacional, maior dificuldade de ajuste de parâmetros, mas maior estabilidade em algumas métricas dos modelos mais detalhados biologicamente, como redes pulsadas e máquinas de estado líquido, revelando uma dinâmica contrastante com o treinamento de redes neurais mais conhecidas como RNN e CNN. Em comparação, esses modelos obtiveram desempenho satisfatório nas tarefas, obtendo pontuações elevadas e produzindo estratégias equilibradas de comportamentos conservadores e exploradores. Concluiu-se que a análise comparativa aprofunda a forma de verificação e compreensão do treinamento de redes neurais, complementando as análises de métricas realizadas para avaliação de redes neurais artificiais, como a perda total ou entropia.

Presidente - Interno ao Programa - 2134537 - FABIO MARQUES SIMOES DE SOUZA
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 1672981 - FRANCISCO JAVIER ROPERO PELAEZ
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - ANTÔNIO CARLOS ROQUE DA SILVA FILHO - USP
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 1676329 - RAPHAEL YOKOINGAWA DE CAMARGO