PPGCCM PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: 11 4996-8337 http://propg.ufabc.edu.br/ppgccm

Banca de QUALIFICAÇÃO: ANDREZA GONÇALVES DA SILVA

DISCENTE : ANDREZA GONÇALVES DA SILVA
DATA : 21/11/2023
LOCAL: Sala 407 do Bloco B do Campus de Santo André da Universidade Federal do ABC

MODELO DE PROCESSO PARA IMPLANTAÇÃO DE UM CURSO À DISTÂNCIA

O ensino remoto emergencial adotado durante o período de pandemia da Covid-19 reacendeu a discussão sobre a importância da Educação a Distância, que embora não seja um tema recente, até aquele marco ainda era tratada como uma opção para Instituições e Governos. Alinhado ao entendimento da importância da educação a distância como instrumento de garantia de oportunidade de educação ao momento oportuno para consolidação deste segmento de ensino, este trabalho tem como objetivo propor um modelo de processo para implantação de curso a distância, servindo como arcabouço para direcionar as atividades necessárias entre todos os envolvidos na construção de um curso a distância, desde a instituição educacional até o discente. Para issso, esse estudo se apoia às melhores metodologias de gestão de processos de negócio incluindo de forma inovadora as práticas pedagógicas. Para avaliar a hipótese deste trabalho o atual cenário das pesquisas de processos de negócio aplicados para educação a distância uma revisão sistemática da literatura (RSL) foi realizada, onde validamos que há espaço para propor um modelo de processo que suporte essa construção. TAmbém vou proposto um novo modelo de processo baseado no cilco PDC (Plan, Do and Check), gestão de processos de negócio (BPM) e metodologia INTERA.Os próximos passos deste trabalho se concentrarão na adoção de uma ferramenta capaz de automatizar os modelos propostos de forma que os processos possam ser executados de maneira sistematizada permitindo portanto, a gestão do processo e coleta de resultados para avaliar se haverá ganhos, sim ou não, na utilização de uma metodologia específica na tarefa de implantar um curso a distância e se o modelo de processo apresentado é adequado.

Presidente - Interno ao Programa - 1763436 - JULIANA CRISTINA BRAGA
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 1672965 - EDSON PINHEIRO PIMENTEL
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 1600876 - FRANCISCO DE ASSIS ZAMPIROLLI
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 1545858 - ITANA STIUBIENER