Timing Game: Desenvolvimento e Análise de um Jogo para Pesquisas em Percepção Temporal
Ao longo dos anos, diversos estudos demonstraram benéficos que os jogos promovem como melhorar a cognição, memória, concentração, tempo de reação, resolução de problemas, coordenação motora, entre outros. A motivação e o engajamento dos jogadores são ampliados quando os objetivos são apresentados por meio de narrativas. O design e protótipo apresentado por Santos et al. (2021) em Timing Game – Jogo sério para o estudo da percepção do tempo com Design Participativo: Protótipo e Game Design exemplifica a importância do design e da narrativa envolvente. O autor utilizou o design participativo para criar o protótipo do jogo Timing Game, empregando a colaboração de usuários finais, desenvolvedores e profissionais de áreas relevantes. A narrativa escolhida para o jogo foi a viagem no tempo. Também foi definido que o jogo seria em 2D, mobile, entre outras características. Foram selecionadas nove avaliações de percepção temporal adaptadas como mini-jogos. O objetivo desta dissertação é transformar o protótipo do Timing Game em um jogo mobile na Unity3D. A narrativa foi aprimorada para que fosse mais consistente e atrativa. Foi considerada a criação de dois modos de jogo, o modo história e o modo "arcade", visando atrair diferentes tipos de jogadores, podendo contribuir com uma coleta de dados maior e melhor, já que o jogador poderá escolher o modo de jogo que o deixar mais confortável. No desenvolvimento do jogo foi levado em consideração como melhor representar as ideias que foram apresentadas no artigo do Timing Game de modo que os mini-games tivessem ao mesmo tempo uma representação visual bonita e atrativa e mantivessem a fidelidade aos testes científicos que elas representavam. Também foram realizadas sessões de testes e uma segunda etapa do design participado, porém agora só com um especialista da área de estudo de percepção de tempo, para que as modificações realizadas no jogo não tirassem a seriedade e validade científica dos dados obtidos. Essa abordagem permite a geração de dados para pesquisa, mantendo o jogo divertido, jogável e com uma narrativa coesa.