PPGCCM PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: 11 4996-8337 http://propg.ufabc.edu.br/ppgccm

Banca de QUALIFICAÇÃO: ALAN FLORIANO TEIXEIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ALAN FLORIANO TEIXEIRA
DATA : 17/10/2023
HORA: 14:00
LOCAL: https://conferenciaweb.rnp.br/sala/equidadedegeneroemjogos
TÍTULO:

Timing Game: Desenvolvimento e Análise de um Jogo para Pesquisas em Percepção Temporal


PÁGINAS: 40
RESUMO:

Ao longo dos anos, diversos estudos demonstraram benéficos que os jogos promovem como melhorar a cognição, memória, concentração, tempo de reação, resolução de problemas, coordenação motora, entre outros. A motivação e o engajamento dos jogadores são ampliados quando os objetivos são apresentados por meio de narrativas. O design e protótipo apresentado por Santos et al. (2021) em Timing Game – Jogo sério para o estudo da percepção do tempo com Design Participativo: Protótipo e Game Design exemplifica a importância do design e da narrativa envolvente. O autor utilizou o design participativo para criar o protótipo do jogo Timing Game, empregando a colaboração de usuários finais, desenvolvedores e profissionais de áreas relevantes. A narrativa escolhida para o jogo foi a viagem no tempo. Também foi definido que o jogo seria em 2D, mobile, entre outras características. Foram selecionadas nove avaliações de percepção temporal adaptadas como mini-jogos. O objetivo desta dissertação é transformar o protótipo do Timing Game em um jogo mobile na Unity3D. A narrativa foi aprimorada para que fosse mais consistente e atrativa. Foi considerada a criação de dois modos de jogo, o modo história e o modo "arcade", visando atrair diferentes tipos de jogadores, podendo contribuir com uma coleta de dados maior e melhor, já que o jogador poderá escolher o modo de jogo que o deixar mais confortável. No desenvolvimento do jogo foi levado em consideração como melhor representar as ideias que foram apresentadas no artigo do Timing Game de modo que os mini-games tivessem ao mesmo tempo uma representação visual bonita e atrativa e mantivessem a fidelidade aos testes científicos que elas representavam. Também foram realizadas sessões de testes e uma segunda etapa do design participado, porém agora só com um especialista da área de estudo de percepção de tempo, para que as modificações realizadas no jogo não tirassem a seriedade e validade científica dos dados obtidos. Essa abordagem permite a geração de dados para pesquisa, mantendo o jogo divertido, jogável e com uma narrativa coesa.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - Interno ao Programa - 2127195 - ANDRE LUIZ BRANDAO
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 1600876 - FRANCISCO DE ASSIS ZAMPIROLLI
Membro Titular - Examinador(a) Externo ao Programa - 2353089 - KATERINA LUKASOVA
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 1932365 - FABRICIO OLIVETTI DE FRANCA
Notícia cadastrada em: 22/09/2023 13:02
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