PPGCCM PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: 11 4996-8337 http://propg.ufabc.edu.br/ppgccm

Banca de DEFESA: MARCELO BANHOS DE ALMEIDA SCAVASSA

DISCENTE : MARCELO BANHOS DE ALMEIDA SCAVASSA
DATA : 03/10/2023
LOCAL: https://conferenciaweb.rnp.br/sala/edson-2

PDFNoteTrack: Uma Ferramanta para Acompanhar o Engajamento de Estudantes em Atividades de Leitura de Textos no ambiente Moodle

A falta de engajamento dos estudantes é um problema frequente tanto na educação presencial quanto na educação mediada por tecnologias. Pesquisas apontam que a falta de engajamento na educação online decorre de fatores como falta de planejamento, materiais instrucionais pouco instigantes, e abordagem pedagógica, dentre outros. Diversas são as consequências da falta de engajamento, tais como: insucesso escolar, evasão e baixos índices de aprendizagem. Mensurar o engajamento dos estudantes não é uma tarefa trivial e diversas pesquisas mostram o uso de dados coletados por observadores ou relatados por participantes dos experimentos. De fato, parece haver uma carência de pesquisas que relatem a mensuração de níveis de engajamento em ambientes virtuais de aprendizagem de forma automática, ou seja, de maneira menos intrusiva. A partir desta motivação e problematização a seguinte questão de pesquisa foi formulada: Como mensurar os níveis de engajamento dos estudantes em atividades de leitura de textos em cursos realizados por meio de um Ambiente Virtual de Aprendizagem? Nesse sentido, este trabalho tem por objetivo apresentar a ferramenta PDFNoteTrack desenvolvida para mensurar o engajamento de Estudantes em Atividades de Leitura de Textos no ambiente Moodle. Um experimento foi realizado com o PDFNoteTrack em uma disciplina de um curso à distância com a participação de 69 estudantes, autorizado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da UFABC. Além dos dados de interação com a ferramenta o experimento coletou as respostas dos participantes em três questionários, sendo um deles o System Usability Scale.

Presidente - Interno ao Programa - 1672965 - EDSON PINHEIRO PIMENTEL
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 1763436 - JULIANA CRISTINA BRAGA
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - ADJA FERREIRA DE ANDRADE - UFRN
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 1545858 - ITANA STIUBIENER