PPGCCM PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: 11 4996-8337 http://propg.ufabc.edu.br/ppgccm

Banca de DEFESA: ANDRÉ RICARDO RAUCCI

DISCENTE : ANDRÉ RICARDO RAUCCI
DATA : 19/09/2023
LOCAL: https://conferenciaweb.rnp.br/sala/itana

Identificação e Classificação de Conflitos em Redes Sociais Online - (ICCRS)

Com o avanço da tecnologia na sociedade, é possível observar que a Internet, as redes sociais online, algoritmos e dados estão cada vez mais presentes na vida das pessoas [1]. Com o surgimento da pandemia do COVID-19 no início de 2020, tornou-se inconveniente e perigoso o contato pessoal. Uma vez que o distanciamento social se tornou obrigatório por lei, a sociedade buscou maneiras de acelerar a transformação digital [102], inclusive para resolver problemas de comunicação que, anteriormente, eram resolvidos pessoalmente [104], [105]. Como resultado, também surgiram muitos embates nas redes sociais, onde cada pessoa ou grupo realiza verdadeiras batalhas para impor suas narrativas e opiniões [16]. O Twitter é uma plataforma de mídia social popular que com vários tipos de conteúdo, permitindo que os usuários escrevam mensagens curtas, chamadas “tuites”, compostas por no máximo 280 caracteres [103]. Com mais de 500 milhões de tuítes postados todos os dias [109], o Twitter se tornou um recurso de dados muito valioso para se obter percepções do mundo real. No domínio da saúde, também foi adotado pelos usuários para compartilhar seu estado de saúde, sua experiência com os cuidados e opções, bem como foi adotado para compartilhar e buscar mais amplamente informações de saúde de seu interesse, atraindo a atenção de pesquisadores clínicos e biomédicos com o objetivo final de melhorar os resultados de seus pacientes [54], [55], [56], [57]. O processo de alta polarização nas redes sociais em debates políticos e vacinas (principalmente Coronavírus) resultou em uma grande fragmentação social, pois dois ou mais grupos não chegaram em um consenso [3]. Sendo assim, foi identificada uma oportunidade de realizar-se um estudo de identificação de usuários polarizadores e entender o motivo desta polarização. Este trabalho foi realizado no contexto do projeto de pesquisa denominado: "Observatório de Conflitos de Internet", que foi desenvolvido por pesquisadores da Universidade Federal do ABC. O trabalho propõe um processo de identificação e classificação de conflitos em redes sociais, no contexto da discussão da vacina. Então, com a proposta deste trabalho, tem-se melhor compreensão sobre este fenômeno.

Presidente - Interno ao Programa - 1545858 - ITANA STIUBIENER
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 1673092 - RONALDO CRISTIANO PRATI
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 2196309 - CARLOS ALBERTO KAMIENSKI
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - MIRELLA MORO - UFMG