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Banca de DEFESA: GUILHERME DIAS BELARMINO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : GUILHERME DIAS BELARMINO
DATA : 07/12/2022
HORA: 10:00
LOCAL: por participação remota em https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/denise-11
TÍTULO:

Critérios de Acessibilidade e Desenho Universal para Jogos Educacionais Digitais


PÁGINAS: 150
RESUMO:

Jogos educacionais digitais são aqueles que podem atuar como um recurso didático na construção do conhecimento, pois aliam elementos como engajamento e motivação com a diversão para favorecer o processo de ensino-aprendizagem. A produção de jogos educacionais é complexa por envolver uma equipe multidisciplinar, com profissionais de programação, análise, arte, educação e gestão, apenas para citar alguns exemplos. Dado que a educação é um direito universal, recursos com fins educacionais precisam atender a todos, isto é, devem ser projetados para incluir pessoas com deficiência, sem distinção. Uma forma de atingir esse propósito é agregar ao projeto de produção de jogos o conceito de Desenho Universal, que busca que todos aprendam com o mesmo recurso, removendo barreiras impeditivas. Diretrizes de acessibilidade estabelecem normas e recomendações com o intuito de auxiliar projetistas e desenvolvedores na concepção ou avaliação de acessibilidade. Entretanto, diretrizes para jogos acessíveis não têm sido suficientes para guiar a produção de jogos universalmente inclusivos. Nesse contexto, este trabalho tem por objetivo construir, descrever e validar um conjunto de critérios de acessibilidade, nomeado ACUDaGames (Accessibility Criteria and Universal Design for Educational Games), que possa ser empregado no processo de produção de jogos educacionais acessíveis às pessoas com e sem deficiência seguindo a abordagem do Desenho Universal. Para isso, foi conduzido um mapeamento sistemático da literatura sobre as recomendações de acessibilidade propostas em trabalhos que apresentam requisitos ou critérios de acessibilidade para que um jogo educacional seja acessível às pessoas com deficiências em específico ou que adote princípios do Desenho Universal. Na sequência, uma revisão narrativa foi conduzida para complementar o conjunto inicial de critérios, além de uma complementação com três diretrizes de acessibilidade para jogos existentes (GAG, Includification e EduGameAccess). O ACUDaGames é resultado das revisões sistemática e narrativa e categorizado segundo o framework conceitual de design de jogos Mechanics, Dynamics e Aesthetics (MDA). O ACUDaGames foi validado, quanto à sua qualidade, por 13 especialistas no domínio de design de jogos, interação humano-computador, informática na educação e acessibilidade, por meio de um questionário online. O resultado da análise da opinião dos especialistas aponta boa consistência interna, conforme coeficiente alfa de Cronbach, e indica que o ACUDaGames é completo, correto, autêntico, consistente, claro, inequívoco, flexível e tem usabilidade. Entretanto, no futuro, o conjunto precisará passar por uma validação prática no processo de produção de um jogo educacional acessível, para atestar sua eficácia e identificar pontos de aprimoramento. De forma geral, os resultados deste trabalho evidenciaram que o ACUDaGames tem potencial de uso para a criação e produção de jogos educacionais acessíveis, sob a perspectiva do Desenho Universal.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - Interno ao Programa - 2976815 - DENISE HIDEKO GOYA
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 336.981.468-43 - RAFAELA VILELA DA ROCHA CAMPOS - UFABC
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - JOICE LEE OTSUKA - UFSCAR
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 2127195 - ANDRE LUIZ BRANDAO
Membro Suplente - Examinador(a) Externo à Instituição - DELANO MEDEIROS BEDER - UFSCAR
Notícia cadastrada em: 22/11/2022 13:15
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