PPGCCM PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: 11 4996-8337 http://propg.ufabc.edu.br/ppgccm

Banca de QUALIFICAÇÃO: BRUNO JOÃO DA SILVA

DISCENTE : BRUNO JOÃO DA SILVA
DATA : 13/12/2022
LOCAL: https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/edson-2

Monitoramento do Insucesso Escolar a partir de um Modelo de Predição do Desempenho dos Estudantes

Pesquisas indicam que, nas últimas décadas, tem havido uma expansão consistente no número de ingressantes no ensino superior do Brasil. Nos últimos anos, esse crescimento tem sido sustentado, especialmente pelos números da modalidade a distância. No entanto, diversos problemas associados ao desempenho e permanência dos estudantes permanecem. A Inteligência Artificial na Educação e, mais especificamente, técnicas de aprendizado de máquina vêm sendo utilizadas para tentar lidar com problemas de evasão e desempenho acadêmico de estudantes. Uma revisão sistemática de literatura identificou que, embora haja trabalhos que apresentem altos valores de acurácia na predição de desempenho do estudante, ainda existem lacunas em relacionar e evidenciar quais são os benefícios desta predição para os estudantes e professores. Neste sentido, este trabalho tem por objetivo geral criar um modelo de predição que tenha um alto poder de discriminação entre os diferentes desempenhos dos estudantes. A expectativa é que o modelo possa apoiar a detecção do insucesso escolar ainda no decorrer de uma disciplina, de modo que o professor e o próprio estudante possam realizar intervenções a fim de reverter o cenário previsto.

Presidente - Interno ao Programa - 1672965 - EDSON PINHEIRO PIMENTEL
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 342.927.028-61 - DENIS GUSTAVO FANTINATO - UNICAMP
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - RONALDO CELSO MESSIAS CORREIA - UNESP
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 3008222 - PAULO HENRIQUE PISANI