Criação, uso e análise de um processo sistemático para desenvolvimento de jogos sérios orientado a modelos
Jogos sérios são jogos produzidos com a finalidade de proporcionar o desenvolvimento de competências por meio de uma mídia interativa e não linear. Para a criação desses jogos, é necessária uma equipe multidisciplinar, com profissionais de diversas áreas, como designers, programadores, artistas e especialistas no domínio de aplicação. Uma alternativa para facilitar o desenvolvimento de novos jogos, é fornecer ao especialista interessado em criar um jogo sério as ferramentas que eliminem barreiras técnicas de programação para inserção de conteúdo por meio do desenvolvimento orientado a modelos (Model-driven Game Development - MDGD). O MDGD define que o design do jogo seja baseado em modelos de alta abstração, os quais descrevem todos os elementos do jogo final que é gerado de forma automatizada. A linguagem específica de domínio (Domain Specific Language - DSL) que acompanha o MDGD, por meio de um metamodelo, define a capacidade dos elementos e relações presentes no jogo que será criado. Entretanto, há dificuldades no uso de MDGD em jogos sérios por causa da ausência de abordagens que integrem o MDGD com os requisitos de jogos sérios e a inconsistência da participação do especialista durante o processo de produção da DSL e do jogo sério. Nesse contexto, este trabalho tem como objetivo criar um processo sistemático do MDGD para a produção de jogos sérios, nomeado como PREMISSA, e avaliá-lo por meio do desenvolvimento de uma DSL para jogos sérios, envolvendo os gêneros quiz e aventura 2D. Como prova de conceito, o PREMISSA foi usado para criar uma Linguagem de Modelagem para Jogos de Aventura e Quiz (LMJAQ). Os resultados envolveram a produção de artefatos da DSL e do jogo sério criado: documentação, verificadores de código, a própria DSL LMJAQ, e os protótipos de baixa e alta fidelidade do jogo sério, sendo o último produzido no motor de jogos Unity. Como principais contribuições, tem-se o processo PREMISSA, a DSL LMJAQ, que incluiu mais de um gênero de jogabilidade, o jogo executável gerado a partir dos modelos criados, e a prova de conceito como exemplo de uso do PREMISSA. Os trabalhos futuros envolvem a avaliação do PREMISSA por outras equipes de desenvolvimento de jogos sérios, e a criação e validação de uma ferramenta de edição que apoie o uso do PREMISSA por especialistas no domínio de aplicação.