Acessibilidade em Ambientes Virtuais de Aprendizagem sob a perspectiva do Desenho Universal
A Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência garante os direitos de acesso, inclusão e participação das pessoas com deficiência (PcD) em diferentes esferas da sociedade. Porém, para conviver nesses espaços, reais ou virtuais, as PcD precisam que eles sejam projetados em uma perspectiva inclusiva. No contexto educacional, considerando os espaços virtuais, há os Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA), nos quais existe a necessidade de desenvolver elementos que permitam a autonomia em todas as formas de interação e interatividade que o ambiente propõe. Este trabalho tem como objetivo elaborar, categorizar e validar um conjunto de critérios de acessibilidade visando o desenho universal para o desenvolvimento e uso de ambientes virtuais de aprendizagem. O método utilizado para o desenvolvimento da pesquisa é o Design Science Research (DSR), pois a pesquisa tem o objetivo desenvolver artefatos que auxiliem na resolução do problema de acessibilidade embasada pelos conceitos de desenho universal (DU) e desenho universal para aprendizagem (DUA), ao elaborar conjecturas teóricas que devem ser validadas, considerando o rigor científico, assim como a avaliação do artefato em si, considerando o seu design. São elaborados dois artefatos contendo princípios de projeto: (i) lista de critérios de acessibilidade que visam o desenho universal; e (ii) checklist de acessibilidade, baseado na lista de critérios, para profissionais da educação projetarem cursos mais inclusivos. A avaliação do design investiga se os artefatos produzidos são válidos e têm potencial de uso, sendo realizada por especialistas das áreas interdisciplinares que envolvem os AVA. A avaliação quanto ao rigor científico, que busca certificar se as conjecturas teóricas parecem válidas, parte da avaliação de cursos instanciados no AVA Moodle com base no checklist voltado para profissionais da educação, utilizando cenários de testes para cobrir toda a lista de critérios destinados a esse público e compilando os resultados em um projeto de melhorias para o Moodle focado na inclusão.