PPGCCM PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: 11 4996-8337 http://propg.ufabc.edu.br/ppgccm

Banca de DEFESA: EDUARDO MACHADO REAL

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : EDUARDO MACHADO REAL
DATA : 24/11/2022
LOCAL: https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/edson-2

Contribuições para a Análise dos Trajetos de Aprendizagem dos Estudantes com o suporte de  Mineração de Processos Educacionais

Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA) têm sido utilizados para organizar materiais instrucionais e apoiar a comunicação entre educadores e aprendizes no processo de aprendizagem, especialmente na Educação a Distância (EaD). Nestes ambientes, normalmente, o professor organiza a sequência dos conteúdos e atividades do curso de acordo com suas estratégias didático-pedagógicas e espera que essa organização guie cada estudante no seu trajeto de aprendizagem. No entanto, os estudantes podem seguir caminhos diferentes daqueles indicados na organização do material. Normalmente, os AVAs registram a interação dos estudantes com os materiais dos cursos por meio de log de eventos. Utilizar estes registros para conhecer os trajetos de aprendizagem seguidos pelos estudantes pode ajudar a compreender melhor os resultados de aprendizagem e as relações com a organização dos materiais do curso e as estratégias pedagógicas adotadas pelo professor. Técnicas de Mineração de Processos (MP) têm sido aplicadas sobre logs de eventos para descobrir conhecimentos nesses dados a partir de informações estatísticas históricas e modelos de processo que representam os fluxos das ações realizadas. Aplicada sobre dados educacionais a MP é chamada de Mineração de Processos Educacionais (MPE). Existem algumas ferramentas computacionais para apoiar a aplicação de MP mas, o seu uso exige conhecimentos técnicos que não são triviais. Este cenário dificulta, por exemplo, ampliar o uso da MPE pelos professores. Este trabalho tem por objetivo propor um modelo de aplicação da Mineração de Processos Educacionais que facilite, ao professor, identificar e analisar trajetos de aprendizagem dos estudantes. A expectativa é que os resultados da MPE ajudem o professor a identificar adequações necessárias para melhorar os resultados de aprendizagem dos estudantes. O trabalho apresenta o modelo concebido, denominado de PM4Edu, bem como a ferramenta computacional desenvolvida  para apoiar o modelo. O modelo foi aplicado e avaliado por professores da modalidade EaD. No desenho da avaliação, os professores forneceram os logs dos cursos, responderam questionários e interpretaram os resultados fornecidos pelo modelo, em um processo interativo com o pesquisador. Os resultados indicam que o modelo fornece informações relevantes para apoiar os professores em possíveis intervenções quanto ao redesenho dos cursos.

Presidente - Interno ao Programa - 1672965 - EDSON PINHEIRO PIMENTEL
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 1763436 - JULIANA CRISTINA BRAGA
Membro Titular - Examinador(a) Externo ao Programa - 1838756 - SILVIA CRISTINA DOTTA
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - NIZAM OMAR - Agrint