Reconhecimento de Atividades Humanas (HAR) com Crianças em Contexto Educacional.
A observação objetiva do comportamento de uma criança em sala de aula pode ser feita utilizando sensores de movimento, podendo gerar informações sobre nível de agitação, concentração e engajamento. O reconhecimento de atividades humanas (HAR), unido a sensores wearables com acelerômetros, têm auxiliado na captação objetiva e análise sobre a movimentação e comportamento dos indivíduos. Entretanto, em se tratando de um contexto aplicado
de sala de aula e com público infantil, ainda há algumas limitações: a falta de bases de dados no contexto, a diferença na expressão das atividades por adultos e crianças, e de cada criança entre si. Assim, faz-se necessária a exploração do HAR no contexto proposto, considerando também dimensões motora e afetiva do aluno. Através de um estudo de caso em campo, foi realizada uma coleta de dados com sensores vestíveis inerciais das atividades de duas turmas do segundo ano do Ensino Fundamental, considerando o momento da aula, nível de atenção e atividades de cada aluno.Espera-se criar uma base de dados pública para mais estudos sobre o tema, realizar a classificação das atividades dos alunos em aula e entender a rotina escolar dos voluntários do estudo no cenário de pandemia.