PPGCCM PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: Não informado http://propg.ufabc.edu.br/ppgccm

Banca de DEFESA: FRANCINETE FURTADO DA CUNHA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : FRANCINETE FURTADO DA CUNHA
DATA : 16/05/2022
HORA: 14:00
LOCAL: por participação remota
TÍTULO:

 

 

DIRETRIZES PARA O DESENHO UNIVERSAL EM JOGOS EDUCACIONAIS DO TIPO “ROLE PLAY GAME” (RPG)


PÁGINAS: 150
RESUMO:

A exclusão por insuficiência de acessibilidade se reflete em diversas áreas da tecnologia, dentre elas Jogos Educacionais Digitais (JED). O jogo, por seu caráter divertido, tem sido cada vez mais utilizado como tecnologia de apoio ao processo de aprendizagem.  No entanto, nesses casos, JEDs não acessíveis podem levar não somente a exclusão digital, mas também educacional. A literatura mostra que existem jogos que fornecem acessibilidade específica para um determinado tipo de usuário, mas há poucos relatos de um único jogo desenvolvido para um maior número de usuário, em outras palavras há poucos relatos de jogos que foram desenvolvidos sob a perspectiva do Desenho Universal (DU). Parte dessa lacuna pode ser atribuída à complexidade que envolve o desenho universal de um jogo o que é agravado pela ausência de diretrizes específicas para projetar jogos digitais para o DU. Diante desse contexto, este trabalho propõe um conjunto de recomendações para o desenho universal de um jogo educacional digital do tipo RPG. Para alcançar esse fim, foi realizado um estudo de campo, em que dados foram coletados por observação direta durante o projeto e desenvolvimento do jogo "Expedição Antártica". Durante o estudo de campo, testes de jogabilidade, usabilidade e acessibilidade foram realizados com 10 usuários, dentre eles: pessoas sem deficiência, surdos, pessoas com deficiência visual e cognitiva. Os resultados alcançados, propõe requisitos de acessibilidade baseados em DU abrangendo três perspectivas do design de jogos: interface de usuário, narrativa e mecânica. Espera-se dessa maneira, colaborar para que mais o jogos possam ser utilizados na educação universal e inclusiva.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - Interno ao Programa - 1763436 - JULIANA CRISTINA BRAGA
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 307.022.008-83 - VAGNER FIGUEREDO DE SANTANA - IBM RESEARCH
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - CECÍLIA BARANAUSKAS - UNICAMP
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 1672965 - EDSON PINHEIRO PIMENTEL
Notícia cadastrada em: 25/04/2022 12:58
SIGAA | UFABC - Núcleo de Tecnologia da Informação - ||||| | Copyright © 2006-2022 - UFRN - sigaa-1.ufabc.int.br.sigaa-1-prod