Desenho Universal em Jogos Educacionais Digitais: Critérios e Métrica de Acessibilidade
Jogos educacionais digitais são aqueles que podem atuar como um recurso didático na construção do conhecimento, pois aliam elementos como engajamento e motivação com a diversão para favorecer o processo de ensino-aprendizagem. A produção de jogos educacionais é complexa por envolver uma equipe multidisciplinar, como as de programação, desenho, pedagógica e gestão, apenas para citar alguns exemplos. Dado que a educação é um direito universal, estes jogos precisam atender a todos. Eles devem ser pensados para incluir pessoas com deficiência, sem distinção. Uma forma de atingir esse objetivo é agregar ao projeto de produção de jogos o conceito de Desenho Universal, que busca que todos aprendam com o mesmo recurso, removendo as barreiras impeditivas. Diretrizes de acessibilidade estabelecem normas e recomendações com o intuito de auxiliar projetistas e desenvolvedores na concepção ou avaliação de acessibilidade. Entretanto, diretrizes para jogos acessíveis não têm sido suficientes para guiar a produção de jogos universalmente inclusivos. Nesse contexto, este trabalho tem por objetivo construir, apresentar e validar um conjunto de critérios e uma métrica de acessibilidade que possam ser empregados no processo de produção de jogos educacionais acessíveis a pessoas com e sem deficiência seguindo a abordagem do Desenho Universal. Para isso, um mapeamento sistemático da literatura foi conduzido sobre as recomendações de acessibilidade propostas em trabalhos que apresentam requisitos ou critérios de acessibilidade para que um jogo educacional seja acessível a pessoas com deficiências em específico ou que adote princípios do Desenho Universal. Na sequência, foi elaborado um checklist preliminar com os critérios relatados na literatura acadêmico-científica categorizados de acordo com o framework Mechanics, Dynamics e Aesthetics (MDA). Novos critérios, advindos de um levantamento ad hoc e de diretrizes de acessibilidade, devem ser incorporados ao conjunto preliminar com objetivo de torná-lo mais abrangente. Espera-se validar a viabilidade e funcionalidade do checklist junto a especialistas nas áreas de desenvolvimento de jogos, acessibilidade, educação especial e acessível, além de pessoas com deficiência. Em paralelo, pretende-se criar e validar, com especialistas, medidas quali-quantitativas de acessibilidade com base no conjunto proposto, que sejam capazes de mensurar o grau de acessibilidade para cada tipo de deficiência e o nível de inclusão universal. Para avaliação da proposta, planeja-se aplicar, avaliar e aprimorar o checklist e a métrica em dois cenários: (i) na avaliação de uma missão finalizada de um jogo desenvolvido para ser acessível a pessoas com deficiência visual, intelectual e surdez; e (ii) no processo de produção de um jogo educacional acessível a pessoas com deficiência visual, intelectual, auditiva e transtorno do espectro autista. Na conclusão do trabalho, deseja-se obter um conjunto de critérios e uma métrica de acessibilidade que auxiliem na produção e avaliação de jogos educacionais, sob preceitos do Desenho Universal.