PPGCCM PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: Não informado http://propg.ufabc.edu.br/ppgccm

Banca de DEFESA: DIEGO LUIZ DA SILVA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : DIEGO LUIZ DA SILVA
DATA : 16/03/2021
HORA: 09:00
LOCAL: Santo Andre - Videoconferência
TÍTULO:
Uma estratégia de confiabilidade centrada no cliente para serviços de ônibus baseado em intervalos

PÁGINAS: 100
RESUMO:

A confiabilidade é um componente essencial do transporte público e compreende medidas sobre o desempenho e a qualidade do trânsito. Os recentes avanços tecnológicos permitiram a coleta massiva de dados e a aplicação de um novo conjunto de análises de dados, desbloqueando a discussão em um nível sistêmico e agregando uma perspectiva mais precisa do cliente. No entanto, a maioria dos estudos de confiabilidade de trânsito se concentra em métricas, estratégias para controlar a viagem e a variabilidade do tempo de espera, mas sem uma discussão clara sobre as variáveis explicativas que causam essas flutuações. Nosso estudo analisou os dados arquivados da cidade de São Paulo coletados em todas as 1.317 rotas de ônibus a cada 45s durante nove meses. Aplicamos um algoritmo baseado em árvore para identificar padrões em um conjunto de variáveis agrupadas em seis categorias: serviços de agência, topologia, demanda, clima, condição de tráfego e dia da semana. Para capturar a importância da variável independente do modelo, usamos Inteligência Artificial Explicável chamada TreeSHAP para calcular os valores de shapley, uma técnica da Teoria dos Jogos baseada em um jogo de coalizão justo.

Ao calcular o “pagamento” distribuído entre as variáveis independentes, observamos que a variabilidade geral é altamente afetada pelos serviços da agência, conforme o esperado. No entanto, a categoria topologia afetou principalmente o tempo de viagem. Os passageiros com um tempo de chegada limitado ao destino dependem de um serviço regular da agência pelo menos 60% do tempo planejado para sua viagem independente da localização espacial em rotas de ônibus de alta frequência. Os resultados abrem uma discussão para compreender a parcela de contribuição das agências de transporte público para manter um serviço confiável e reinterpretar o desempenho das métricas de pontualidade, considerando efeitos adicionais na variabilidade do tempo de espera e de viagem.



MEMBROS DA BANCA:
Presidente - Interno ao Programa - 1676329 - RAPHAEL YOKOINGAWA DE CAMARGO
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 3008017 - DENIS GUSTAVO FANTINATO
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - ROBERTO SPEICYS CARDOSO
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - DANIEL DE ANGELIS CORDEIRO - USP
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - CIRO BIDERMAN - FGV
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 3008052 - EMILIO DE CAMARGO FRANCESQUINI
Notícia cadastrada em: 22/02/2021 18:01
SIGAA | UFABC - Núcleo de Tecnologia da Informação - ||||| | Copyright © 2006-2021 - UFRN - sigaa-1.sigaa-1