PPGCCM PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: 11 4996-8337 http://propg.ufabc.edu.br/ppgccm

Banca de DEFESA: THIAGO DE JESUS INOCÊNCIO

DISCENTE : THIAGO DE JESUS INOCÊNCIO
DATA : 16/12/2020
LOCAL: Google Meet (meet.google.com/nqc-hdwe-wqg)

UMA METODOLOGIA BASEADA EM MINERAÇÃO DE DADOS PARA O PROJETO DE SISTEMAS-DE-SISTEMAS A PARTIR DE COMPORTAMENTOS EMERGENTES DERIVADOS DOS PROCESSOS DE NEGÓCIOS

Contexto: Um sistema-de-sistemas (SoS) é uma classe de sistema caracterizada pela união de sistemas constituintes que são operados e gerenciados de forma independente e que juntos são capazes de produzir ações inovadoras. Cada constituinte de um SoS contribui com suas funcionalidades específicas para criar comportamentos novos conhecidos como comportamentos emergentes. Devido à natureza complexa dos SoS, à medida que novos constituintes se juntam ou saem do conjunto, comportamentos emergentes inesperados podem aparecer, tornando a modelagem e a simulação um papel significativo no desenvolvimento desses sistemas. Processos de negócios são amplamente adotados nas organizações com intuito de melhorar a agilidade e a tomada de decisão. Em muitos casos, as atividades presentes em um processo de negócio são realizadas por meio de sistemas. Problema: Caso uma atividade de processo negócio não puder ser executada de forma eficiente por um único sistema, podem existir conjuntos de sistemas que reunidos em um SoS apresentem comportamentos emergentes capazes de atender a essa atividade. A busca por constituintes pode ser realizada em repositórios de sistemas, no entanto, a depender dos requisitos definidos para os constituintes, a busca manual constitui-se uma tarefa dispendiosa e possivelmente orientada a falhas. Nesse sentido, técnicas de mineração de dados caracterizam-se como ferramenta importante no processo de descoberta e conhecimento em grandes bases de dados de sistemas. Objetivo: Dessa forma, o objetivo principal desta dissertação de mestrado é apresentar uma metodologia capaz de criar modelos de SoS com base em comportamentos emergentes derivados de processos de negócios utilizando técnicas de mineração de dados. Métodos: Um mapeamento sistemático da literatura foi realizado com vistas a analisar a literatura existente que trata de comportamentos emergentes em SoS com o propósito de caracterizar o estado da arte atual em relação a trabalhos existentes na área de SoS. Com vistas a encontrar os sistemas constituintes dos SoS, algoritmos de mineração de dados foram utilizados para dar suporte a essa tarefa. Para isso, a metodologia proposta foi aplicada em um estudo de caso prático com vistas a validá-la. Resultados: Os resultados da aplicação da metodologia mostram que embora todos os algoritmos de mineração de dados analisados nesta pesquisa apresentem resultados satisfatórios, o agrupamento por densidade a partir do algoritmo dbscan apresentou resultados mais satisfatórios na busca por sistemas constituintes que unidos apresentam comportamentos emergentes que atendam aos requisitos de negócios. No entanto, pode-se observar que o algoritmo dbscan apresentou os maiores tempos de execução dentre todas as técnicas, tornando-o impraticável caso o tempo de execução seja uma variável importante durante a aplicação da metodologia. Em contrapartida, o algoritmo de ranking se apresentou a o melhor opção quando tempo de execução é relevante durante a aplicação. Conclusões: Essa dissertação de mestrado apresentou resultados importantes para o estado da arte de engenharia de SoS que vão ao encontro dos direcionamentos de pesquisa identificados no mapeamento sistemático. A principal contribuição diz respeito a constatação de que comportamento emergentes de Sos derivados de processos de negócios são capazes de auxiliar a realização das atividades presentes nesses processos.

Presidente - Interno ao Programa - 3007914 - FLAVIO EDUARDO AOKI HORITA
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 2376122 - THIAGO FERREIRA COVOES
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - EVERTON RANIELLY DE SOUSA CAVALCANTE - UFRN
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 3009301 - VLADIMIR EMILIANO MOREIRA ROCHA