PPGCCM PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: 11 4996-8337 http://propg.ufabc.edu.br/ppgccm

Banca de QUALIFICAÇÃO: VINICIO SILVA DE OLIVEIRA

DISCENTE : VINICIO SILVA DE OLIVEIRA
DATA : 04/11/2020
LOCAL: Por participação remota

Predição das ações brasileiras por meio de modelos LSTM univariados e multivariados

Prever precisamente estruturas de dados não lineares tem sido uma tarefa desafiante, especialmente quando trata-se de dados e informações de investimentos, que possuem uma natureza irregular. Cada corretor tem empregado sua própria estratégia de forma a solucionar tal desafio, muitos dos quais utilizam Inteligência Artificial, referenciados na literatura como modelos inteligentes. A bolsa de valores representa um amplo indicador de saúde econômica e portanto a previsão precisa poderia antecipar variações de índices e até mesmo eventos econômicos críticos. Portanto, este trabalho coloca-se sobre duas abordagens preditivas na bolsa de valores Brasileira, representada no seu índice mais conhecido (ibovespa), utilizando variações específicas de Redes Neurais Artificiais, rotulado como LSTM; (i) Adaptatividade de um determinado modelo univariado de LSTM dentro da oscilação de mercado, avaliado durante o período de quarentena do COVID-19 e (ii) Relevância de variáveis macroeconômicas como informações adicionais para previsão a longo prazo, dentro de um modelo LSTM multivariado.

Presidente - Interno ao Programa - 2566275 - GUSTAVO SOUSA PAVANI
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 2376122 - THIAGO FERREIRA COVOES
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - FELIPE FRANÇA DORIA
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 3008017 - DENIS GUSTAVO FANTINATO