PPGCCM PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: 11 4996-8337 http://propg.ufabc.edu.br/ppgccm

Banca de DEFESA: SAULO RAMOS DE CARVALHO PEREIRA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : SAULO RAMOS DE CARVALHO PEREIRA
DATA : 20/10/2020
LOCAL: https://meet.google.com/wqp-wxkc-yqd

Modelagem Sketch-Based a partir de Desenhos em Vista Única e Aplicações

Para permitir que amadores ou iniciantes criem modelos rapidamente a partir de um conjunto de desenhos 2D, a reconstrução 3D ganhou atenção nos últimos anos. Entretanto, ao lidar com desenhos, é necessário tratar problemas importantes, como ambiguidade e dificuldade em inferir partes ocultas. Isso é especialmente válido ao descrever características de espécies vegetais e animais, exploradas por botânicos e zoólogos, nas quais, as abordagens precisam inferir ou descartar partes oclusas. Esta tese tem como objetivo reconstruir objetos 3D a partir de simples desenhos 2D em única vista, assumindo que uma grande classe de objetos apresenta simetria estrutural ou seja composta por múltiplos objetos desenhados como estruturas sobrepostas.

Neste trabalho, apresentamos dois frameworks, uma abordagem automática que leva ao estudo e desenvolvimento de um método robusto para a geração de modelos 3D usando Funções de Base Radial a partir de dados Hermitianos, permitindo interpolar os contornos do desenho 2D com as normais 3D estimadas. Apesar dos resultados promissores, o uso de esqueletos em trabalhos anteriores descarta os detalhes presentes nos desenhos, criando cilindros generalizados em torno do eixo medial extraído das peças desenhadas. Além disso, como parte relevante do estudo, está o desenvolvimento de novas estratégias para a segmentação dos desenhos, permitindo tratar diferentes partes com maior flexibilidade.

A seguir, apresentamos um framework interativo para interface baseada em sketches para modelar objetos 3D com múltiplos contornos e estruturas sobrepostas. Inspirado por estratégias tradicionais de ilustração e desenhos científicos, nossa interface de desenho permite ao usuário inferir simetrias perceptíveis e partes obstruídas do modelo antes de sua modelagem 3D automática. Propomos um conjunto de efeitos visuais 2D para aprimorar a percepção visual dos usuários ao esboçar vários objetos sobrepostos em uma única vista. Como resultado, demonstramos exemplos com desenhos que variam de simples sobreposição de linha a ilustrações de torções de fitas, além de sistemática biológica para apresentar as capacidades de nosso sistema.

Presidente - Interno ao Programa - 1672977 - JOAO PAULO GOIS
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 2127195 - ANDRE LUIZ BRANDAO
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - MARIO COSTA SOUSA - UOFC
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - AFONSO PAIVA NETO - USP