PPGEEL PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA ELÉTRICA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Téléphone/Extension: Indisponible http://propg.ufabc.edu.br/ppgeel

Banca de QUALIFICAÇÃO: RITA DE CASSIA CARDOSO LIMA

DISCENTE : RITA DE CASSIA CARDOSO LIMA
DATA : 02/06/2023
LOCAL: Sala 407 do Bloco B do Campus de Santo André da Universidade Federal do ABC

“MONITORAMENTO DE PRÓTESE DE MÃO ROBÓTICA MIOELÉTRICO COM SENSOR TÁTIL”

Nos últimos anos, uma grande variedade de tecnologia assistiva baseadas em sinais eletromiográficos (EMG), normalmente destinadas a pessoas com membros amputados, foram reportadas na literatura. Entretanto, tais tecnologias, como próteses são limitadas, seja pela maneira de acionamento ou por altos custos.

Este projeto pretende estudar/desenvolver um protótipo de uma prótese antropomórfica multifuncional para membros superiores para pacientes amputados.

A proposta deste mestrado está sendo dividida em três etapas: Primeira etapa projeto/fabricação de uma prótese de mão robótica por impressão-3D; Segunda etapa estudo/avaliação de sinais gerados pelas contrações musculares, sinal eletromiográfico (EMG) para movimentação da mão robótica; Terceira etapa com adaptação de sensores de pressão (FSR) nos dedos da mão robótica, fazer um estudo do monitoramento de apreensão de objetos pela prótese.

Ensaios preliminares da fabricação/caracterização/movimentos-simples da mão robótica foram realizados com sucesso. No entanto, nós encontramos em aperfeiçoar o tratamento de sinais EMG provenientes dos grupos musculares tríceps e bíceps. Testes básicos da influência de parâmetros que compõem sensores táteis (FDR) como interface sensor-objeto e faixa de valores de força de apreensão, estão sendo realizados.

Presidente - Interno ao Programa - 2605446 - SEGUNDO NILO MESTANZA MUNOZ
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 1762419 - CARLOS EDUARDO CAPOVILLA
Membro Titular - Examinador(a) Externo ao Programa - 1767083 - FELIPE CHEN ABREGO
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 2129291 - ALAIN SEGUNDO POTTS