Detecção e Isolamento de Falhas em um Modelo de Helicóptero
Este trabalho apresenta a aplicação de métodos robustos de detecção e isolamento de
falhas no modelo de um helicóptero. Uns dos principais problemas a resolver na área
de Diagnóstico de falhas é a robustez dos métodos baseados em modelos matemáticos.
Nesse sentido, a abordagem baseada em observadores de estados e saídas tem obtido bons
resultados. Dentro dessa abordagem se destacam os métodos do observador de entradas
desconhecidas (UIO) e o método de atribuição da autoestrutura do observador (ESA),
ambos são métodos de geração de resíduos robustos.
No projeto é utilizado o modelo do helicóptero Westland Lynx Mk7 baseado em seis
graus de liberdade, linear, invariante no tempo, e com coeficientes constantes, no ponto de
operação de voo pairado. O modelo do helicóptero é a base para a implementação de um
sistema de detecção e isolamento de falhas. Se realiza uma análise do sistema com dóis
tipos de perturbações diferentes e para os casos de uma falha em um atuador e uma falha
em um sensor.