PPGINF PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DA INFORMAÇÃO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Téléphone/Extension: Indisponible http://propg.ufabc.edu.br/ppginfo

Banca de DEFESA: LEANDRO ALVAREZ DE LIMA

DISCENTE : LEANDRO ALVAREZ DE LIMA
DATA : 05/12/2019
LOCAL: sala 303, 3º andar, Bloco B, Campus SA da Fundação Universidade Federal do ABC, localizada na Avenida dos Estados, 5001, Santa Terezinha, Santo André, SP
Roteamento e Alocação de Espectro em Redes Ópticas Elásticas por meio de Otimização por Colônia de Formigas

O atual modelo de Redes Ópticas que utiliza Multiplexação por Divisão de Comprimento de Onda (WDM) vem se mostrando insuficiente para atender a demanda de tráfego advinda de serviços como IPTV, vídeos por demanda, ligações de vídeo em tempo real, entre outros, a qual aumenta em cerca de 30% por ano. Uma das soluções mais promissoras para prolongar a vida útil das atuais Redes Ópticas sem que haja a necessidade de alterar a estrutura já instalada são as Redes Ópticas Elásticas (EON). As EONs aproveitam melhor o espectro utilizado ao realizar uma melhor segmentação das larguras de banda, alocando-as de acordo com as necessidades de tráfego. Com essa nova tecnologia, há o problema de Roteamento e Alocação de Espectro (RSA), que envolve a escolha de uma rota e alocação de espectro para cada requisição. Neste trabalho foi proposto o uso de um algoritmo de roteamento baseado em Otimização por Colônia de Formigas (ACO) para resolver o problema do RSA, comparando-o com algoritmos de roteamento do tipo fixo-alternado e adaptativo. Com as simulações computacionais realizadas neste trabalho foi possível observar que o algoritmo ACO proposto permitiu a diminuição da probabilidade de bloqueio de banda e alcançou bons níveis de capacidade de restauração da rede após falhas simples de nós ou enlaces. Também exibiu tempo de estabelecimento ou de restauração de conexões compatíveis com as outras técnicas estudadas neste trabalho, além de ter mantido níveis similares de informação do estado da rede disseminada por meio dos canais de controle.

Presidente - Interno ao Programa - 2566275 - GUSTAVO SOUSA PAVANI
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 1669196 - LUIZ HENRIQUE BONANI DO NASCIMENTO
Membro Titular - Examinador(a) Externo ao Programa - 3009301 - VLADIMIR EMILIANO MOREIRA ROCHA
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 1964056 - JOAO HENRIQUE RANHEL RIBEIRO