PPGINF PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DA INFORMAÇÃO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Téléphone/Extension: Indisponible http://propg.ufabc.edu.br/ppginfo

Banca de QUALIFICAÇÃO: BRUNO DA SILVA SANTOS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : BRUNO DA SILVA SANTOS
DATA : 25/11/2024
HORA: 14:00
LOCAL: Sala 306 do Bloco B do Campus de Santo André da Universidade Federal do ABC
TÍTULO:

Aplicação da Estratégia de Malha Dupla no Controle Ativo Tolerante a Danos em uma Suspensão Ativa


PÁGINAS: 48
RESUMO:

Estruturas flexíveis inteligentes se tornaram cada vez mais frequentes em aplicações de engenharia, especialmente nas aplicações que possuem exigentes requisitos de desempenho e segurança. Geralmente, as estratégias de controle adotadas para solucionar os problemas de vibrações estruturais não consideram a possibilidade de ocorrência de danos durante a operação e, dessa forma, o dano pode levar o sistema de controle a perda do desempenho e da estabilidade. O controle ativo tolerante a danos é uma área de pesquisa que inclui a possibilidade de ocorrência de danos na etapa de projeto dos sistemas de controle, utilizando conceitos das áreas de monitoramento da integridade estrutural e de controle ativo de vibrações para mitigar a possibilidade de danos como um requisito de projeto de um sistema de controle. Este trabalho visa aplicar experimentalmente uma estratégia de controle ativo tolerante a danos em malha dupla a um sistema ativo de suspensão automotiva. Nesta estratégia, o sistema de controle tem como objetivo atenuar as vibrações provenientes da pista, garantindo a segurança e o conforto dos passageiros mesmo com a suspensão danificada. O primeiro controlador é projetado para cumprir os requisitos de desempenho considerando a estrutura saudável e baseia-se na técnica de controle Hoo. Já o segundo controlador é projetado para complementar a performance e garantir a estabilidade do sistema em malha fechada sob influência de danos. O sistema de suspensão ativa do fabricante Quanser® é adotado como estudo de caso e danos são provocados a partir da mudança dos parâmetros da estrutura. A partir dos resultados obtidos através de simulação, a técnica de controle investigada se mostrou eficaz em aumentar o desempenho e acomodar danos na suspensão inteligente.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - Interno ao Programa - 1355507 - HELOI FRANCISCO GENTIL GENARI
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 1544392 - ALINE DE OLIVEIRA NEVES PANAZIO
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 1671282 - CLAUDIO JOSE BORDIN JUNIOR
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 1761107 - RICARDO SUYAMA
Notícia cadastrada em: 03/11/2024 21:52
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