PPGINF PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DA INFORMAÇÃO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Téléphone/Extension: Indisponible http://propg.ufabc.edu.br/ppginfo

Banca de QUALIFICAÇÃO: CAROLINE PIRES ALAVEZ MORAES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : CAROLINE PIRES ALAVEZ MORAES
DATA : 28/06/2022
LOCAL: https://meet.google.com/ntm-rihb-seo

Extração de características usando IVA: uma nova abordagem para aplicações de BCI

Separação de Fontes conjunta (JBSS - Joint Blind Source Separation) é uma extensão do problema de Separação de Fontes (BSS - Blind Source Separation). Apesar de sua versatilidade e seu uso em aplicações práticas, BSS não inclui a possibilidade de tratar múltiplos datasets em conjunto. Considerando os métodos de JBSS, a análise por vetores independentes (IVA) é um abordagem interessnate pois explora a correlação existente entre datasets diferentes através do uso da Informação Mútua. Este trabalho propões usar IVA para tratar sinais biomédicos, focando no problema de imagética motora (MI) e Transfer Learning. Primeiramente, no contexto da classificação de MI através de sinais de EEG para interface cérebro computador (BCI), propomos o uso de IVA em conjunto com com filtros autoregressivos para extração de features. A classificação foi feita utilizando-se Linear Discriminant Analysis e Support Vector Machine. O método foi aplicado em dois datasets (BCI Competition Dataset 1 e Dataset 2a), apresentando bons resultados. Como perspectivas futuras, pretendemos abordar o problema de predição de ataques epiléticos combinando IVA e Graph Neural Network. Este trabalho será realizado no Laboratório de Processamento de Sinais (LTS4) da École Polytechnique Federal de Lausanne na Suiça.

Presidente - Interno ao Programa - 1544392 - ALINE DE OLIVEIRA NEVES PANAZIO
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 1761107 - RICARDO SUYAMA
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - SARAH NEGREIROS DE CARVALHO LEITE - UFOP
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 2334927 - ANDRE KAZUO TAKAHATA