PPGINF PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DA INFORMAÇÃO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Téléphone/Extension: Indisponible http://propg.ufabc.edu.br/ppginfo

Banca de QUALIFICAÇÃO: ALCIMAR BARBOSA DOS REIS

DISCENTE : ALCIMAR BARBOSA DOS REIS
DATA : 09/12/2021
LOCAL: por participação remota

Roteamento em Redes Multicamada IP/MPLS sobre Redes Ópticas Elásticas por meio de Otimização por Colônia de Formigas

Números crescentes de Internet das Coisas (IoT) e outros dispositivos conectados, o aumento exponencial de acesso a Streaming de Vídeo, Chamadas de Vídeo  e  HDTV entre outros, vem deixando as redes sobrecarregadas. Logo o atual modelo (WDM - Wavelength Division Multiplexing)  Redes Ópticas que utilizam Multiplexação por Divisão de Onda deixara de atender a demanda de tráfego. Neste cenário Novos modelos de rede buscarão aumentar a confiabilidade e a eficácia nas operações. Em alguns casos, surgirão arquiteturas de rede complexas que fornecerão o nível de escolha e controle para atender à demanda com (QoS) Qualidade de Serviço e baixo custo. Empresas e Universidade têm procurado soluções que prolonguem a vida das atuais tecnologias, aproveitando assim toda a estrutura já instalada. Entre estas soluções as Redes Ópticas Elásticas vem ganhando força, pois aproveitam melhor o espectro, conseguindo uma maior segmentação das larguras de banda e as alocando de acordo com as necessidades de tráfego.  Usando esta tecnologia nos deparamos com problemas de roteamento, nesta pesquisa buscamos resolver o roteamento em Multicamadas IP/MPLS e para isso será usado algoritmo de Otimização por Colônia de Formigas.

Presidente - Interno ao Programa - 2566275 - GUSTAVO SOUSA PAVANI
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 1669196 - LUIZ HENRIQUE BONANI DO NASCIMENTO
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 2196309 - CARLOS ALBERTO KAMIENSKI
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 1603840 - JOAO HENRIQUE KLEINSCHMIDT