PPGENE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENERGIA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Téléphone/Extension: Indisponible http://propg.ufabc.edu.br/ppgene

Banca de QUALIFICAÇÃO: DIANA CAROLINA CORREA SOTO

DISCENTE : DIANA CAROLINA CORREA SOTO
DATA : 13/03/2020
LOCAL: sala 407, 4º andar, Bloco B, Campus SA da Fundação Universidade Federal do ABC, localizada na Avenida dos Estados, 5001, Santa Terezinha, Santo André, SP

Análise do suporte de frequência de geradores eólicos nos sistemas elétricos de potência

A operação do sistema elétrico de potência vêm sofrendo transformações devido ao crescente aumento de geração eólica conectada à rede elétrica. Uma das transformações de destaque é a redução da inércia do sistema. Diferentemente, dos geradores síncronos, os geradores eólicos, devido ao acomplamento à rede elétrica por conversores de eletrônica de potência, não apresentam resposta inercial. A redução da inércia do sistema resulta em excursões de frequência maiores em casos de distúrbios no sistema. Com isso, um requisito que vem sendo adotado pelos operadores do sistema de vários países, inclusive já está presente no brasileiro, denominado de inércia sintética, requer suporte de frequência pelos geradores eólicos. Este requisito tem o objetivo de reduzir a frequência mínima alcançada pelo sistema em caso de distúrbios. Para provimento deste suporte, os geradores injetam parte da energia cinética de seu rotor na rede elétrica até que os reguladores de velocidade dos geradores síncronos restabeleçam a frequência. Após este restabelecimento, os geradores eólicos recuperam a energia liberada durante o período de suporte de frequência. Neste trabalho, é realizada uma análise do suporte de frequência realizado por geradores eólicos que empregam geradores de indução duplamente alimentados, considerando os diferentes métodos empregados em geradores eólicos para inércia sintética, dado ênfase no requisito atualmente em vigência pelo Operador Nacional do Sistema. Para isso, são realizadas simulações no ANATEM, software do CEPEL.

Presidente - Interno ao Programa - 1669195 - AHDA PIONKOSKI GRILO PAVANI
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 1671344 - JULIO CARLOS TEIXEIRA
Membro Titular - Examinador(a) Externo ao Programa - 2328639 - ADEMIR PELIZARI
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 1907748 - ALFEU JOAOZINHO SGUAREZI FILHO