PPGENE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENERGIA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Téléphone/Extension: Indisponible http://propg.ufabc.edu.br/ppgene

Banca de QUALIFICAÇÃO: ISIS DOS ANJOS SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ISIS DOS ANJOS SILVA
DATA : 18/12/2019
LOCAL: sala 306, 3º andar, Bloco B, Campus SA da Fundação Universidade Federal do ABC, localizada na Avenida dos Estados, 5001, Santa Terezinha, Santo André, SP

CODIGESTÃO DE VINHAÇA E TORTA DE FILTRO: EFEITO DOS PRÉ-TRATAMENTOS TÉRMICO E TERMOALCALINO SOBRE O POTENCIAL DE PRODUÇÃO DE METANO

O Brasil é maior produtor mundial do setor sucroalcooleiro e estima-se um crescimento considerável do setor para os próximos anos. A crescente produção representa diretamente uma maior geração de resíduos na indústria sucroalcooleira, ao mesmo tempo em que se precisa de maiores e melhores opções de aproveitamento principalmente em processos de conversão energética. Dentre os principais resíduos produzidos, além do bagaço e da palha de cana-de-açúcar, estão a vinhaça e a torta de filtro que, nos dias atuais, são frequentemente utilizados para fertirrigação e correção do solo. Esse trabalho tem como objetivo principal estudar a potencialidade da recuperação energética desses resíduos a partir da otimização do processo de codigestão anaeróbia, e assim obter maior estabilidade e produtividade do processo. Para isso serão estudados os potenciais de produção de metano para diferentes proporções de mistura de vinhaça/torta de filtro e os efeitos dos pré-tratamentos térmico e termoalcalino da vinhaça com a torta de filtro, visando um aumento no potencial de produção de metano. Por fim, determinadas as melhores condições para o processo de codigestão, as mesmas serão testadas em biodigestores semi-contínuos.

Presidente - Interno ao Programa - 2605882 - JULIANA TOFANO DE CAMPOS LEITE TONELI
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 1646410 - ROSELI FREDERIGI BENASSI
Membro Titular - Examinador(a) Externo ao Programa - 323.515.568-60 - KELLY CRISTINA ROSA DRUDI - UNIP
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 1977178 - REYNALDO PALACIOS BERECHE