PPGENE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENERGIA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Téléphone/Extension: Indisponible http://propg.ufabc.edu.br/ppgene

Banca de DEFESA: LUIZ CARLOS DA CUNHA E SILVA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : LUIZ CARLOS DA CUNHA E SILVA
DATA : 12/09/2019
LOCAL: Auditório, 8º andar, Bloco B, Campus SA da Fundação Universidade Federal do ABC, localizada na Avenida dos Estados, 5001, Santa Terezinha, Santo André, SP

ESTIMATIVA DO TORQUE DE CARGA PARA OTIMIZAÇÃO DA EFICIÊNCIA E MONITORAMENTO DO ENCHIMENTO EM MOINHO DEBOLAS

Problemas modernos de engenharia demandam abordagens interdisciplinares, lidando com métodos de análise complexos que precisam ser aplicados em plataformas industriais. No caso dos processos de cominuição, aplicados na indústria de mineração, enormes quantidades de energia são consumidas por processos altamente ineficientes. Recentemente, metodologias com viés interdisciplinar baseados em modelagem dinâmica ou processamento de sinais, foram propostas para equacionar o problema de consumo de energia mediante soluções mais sustentáveis do ponto de vista energético. A complexidade dos sistemas de moagem reside na sua composição descrita por modelos não lineares e variantes no tempo. De forma a lidar com questões de eficiência energética, controladores e supervisórios industriais baseados em modelo, normalmente demandam a identificação dos parâmetros de processo. No caso do moinho de bolas, o acoplamento fixo do redutor e o acionamento elétrico inviabilizam ensaios clássicos de laboratório para a medição direta dos parâmetros elétricos e mecânicos. Nesse sentido, o presente trabalho propõe uma metodologia composta por diferentes técnicas de identificação de forma a determinar um modelo representativo de todo o sistema de moagem, ou seja, acionamento elétrico, redutor mecânico e carga. A identificação dos parâmetros elétricos é realizada através de técnicas de Filtragem por Variáveis de Estado (SVF), regressão linear e Mínimos Quadrados Recursivos (RLS). Os parâmetros mecânicos, por outro lado, são identificados considerando unicamente o tempo de aceleração do sistema. Um ajuste final do conjunto de parâmetros foi realizado mediante a técnica de mínimos quadrados não lineares. Adicionalmente, um estimador de torque de carga é proposto baseado no projeto de Filtros Passa Altas (FPA), de forma a acompanhar a evolução do processo de moagem, assim como a sua eficiência. Em relação ao estado da arte, destaca-se que o procedimento proposto para a avaliação de eficiência, considera a dinâmica de todos os componentes físicos do moinho sem a necessidade de desacoplamentos. Simulações das operações do moinho comparadas com variáveis medidas do sistema mostram o bom desempenho da metodologia proposta. Dessa forma a metodologia proposta apresenta uma originalidade na implementação de um modelo complexo.

Presidente - Interno ao Programa - 1544342 - JESUS FRANKLIN ANDRADE ROMERO
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 1548098 - GILBERTO MARTINS
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 1544367 - FEDERICO BERNARDINO MORANTE TRIGOSO
Membro Titular - Examinador(a) Externo ao Programa - 1763446 - VALDEMIR MARTINS LIRA