PPGENE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENERGIA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Téléphone/Extension: Indisponible http://propg.ufabc.edu.br/ppgene

Banca de DEFESA: DAVID BERTO FARIAS

DISCENTE : DAVID BERTO FARIAS
DATA : 11/09/2019
LOCAL: sala 304, 3º andar, Bloco B, Campus SA da Fundação Universidade Federal do ABC, localizada na Avenida dos Estados, 5001, Santa Terezinha, Santo André, SP

OTIMIZAÇÃO POR ENXAME DE PARTÍCULAS MODIFICADO PARA RECONFIGURAÇÃO DE REDE DE DISTRIBUIÇÃO COM GERAÇÃO FOTOVOLTAICA E AJUSTE DE FATOR DE POTÊNCIA

Com posição geográfica privilegiada, o Brasil possui grande potencial em geração de energia solar fotovoltaica, por receber grande quantidade de radiação diariamente. A união de altos níveis de radiação solar com a queda de preços dos módulos fotovoltaicos cria uma grande oportunidade de crescimento da geração distribuída (GD) com micro e minigeração, capazes de injetar a potência elétrica na rede distribuição. A quantidade de potência que pode ser injetada como GD é limitada, pois seu excesso pode provocar diversos efeitos negativos na rede de distribuição, como alterações nos níveis de tensão e até aumento de perdas ativa no sistema. Para se contornar o problema de perdas de potência ativa na rede elétrica, as concessionárias podem utilizar bancos de capacitores, compensadores de potência reativa, recabeamento, etc. Pelo fato dessas estratégias envolverem custo elevado, a reconfiguração da rede de distribuição (RRD) se torna uma solução viável, pois consiste em alterar a topologia da rede elétrica de maneira a diminuir o fluxo de corrente nas linhas do sistema, diminuindo o efeito joule nos cabos e mantendo os parâmetros dentro dos limites especificados. Neste trabalho é proposto um algoritmo de reconfiguração de rede de distribuição utilizando o método de otimização por enxame de partículas (PSO) juntamente com método de Newton para fluxo de carga (FC) aplicado aos sistemas de 16, 33 e 70 barras. Em seguida foram adicionadas modificações no termo peso de inércia e na equação da velocidade do método PSO que proporcionaram melhoras significativas no algoritmo, diminuindo o tempo de convergência e aumentando sua assertividade, em comparação com outras propostas na literatura. Além das modificações, foi analisado a injeção de potência reativa no sistema por inversores fotovoltaicos em com ajuste de fator de potência (FP), concluindo que tanto a mudança no FP como a conexão dos geradores em barras específicas proporcionam diminuição significativa das perdas ativas.

Presidente - Interno ao Programa - 1671333 - EDMARCIO ANTONIO BELATI
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 1669195 - AHDA PIONKOSKI GRILO PAVANI
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - LEONARDO WILLER DE OLIVEIRA - UFJF
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 1907748 - ALFEU JOAOZINHO SGUAREZI FILHO