PPGENE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENERGIA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Téléphone/Extension: Indisponible http://propg.ufabc.edu.br/ppgene

Banca de QUALIFICAÇÃO: LIODORO DE MELLO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : LIODORO DE MELLO
DATA : 26/04/2024
LOCAL: Sala virtual: https://conferenciaweb.rnp.br/sala/reynaldo-3

A INDÚSTRIA DE PETRÓLEO E MINERAÇÃO BRASILEIRA SOB A PERSPECTIVA DA MODELAGEM INSUMO-PRODUTO

O sistema de matrizes insumo-produto (MIP) no Brasil é elaborado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que ainda publica as tabelas de recursos e usos (TRU). Apesar da defasagem de cinco anos, com a última atualização para o ano base 2015, a MIP é fundamental ao planejamento econômico brasileiro. O método foi concebido em 1936 e publicado em 1941 pelo economista russo, naturalizado estadunidense Wassily Wassilyovitch Leontief. Como adaptação da teoria neoclássica de equilíbrio geral de 1870 do economista francês Léon Walras, a estimação insumo produto, contempla em forma de matriz, as quantidades físicas produzidas e consumidas em cada indústria, e de maneira empírica, as inter-relações entre os vários setores de uma dada economia. Na elaboração do presente estudo, percebeu-se a importância da MIP como instrumento de equalização das economias mundiais em termos de entrada e saída dos fluxos monetários. E deste mesmo modo, notou-se a dimensão do prestígio do método para o planejamento econômico. Deste modo, com base na matriz do ano de 2010, contendo 68 setores e 128 produtos, foi realizado a análise dos setores de petróleo e mineração brasileiro, utilizando uma matriz atualizada para o ano base 2018, com estimações em 2021, do Núcleo de Economia Regional e Urbana da USP (NEREUS). Apoiado nos dados (materiais), e na estimação (método), foram realizadas projeções variando-se a demanda final dos setores analisados por meio da teoria das funções de produção do modelo de equilíbrio através das operações da álgebra linear. Em síntese, para descrever as relações de produção e consumo entre os diferentes setores econômicos, (quantidades físicas de insumos e produtos de cada setor), inicialmente, calculou-se a matriz dos coeficientes técnicos, que descreve a produção de um determinado produto em um setor, e o uso de insumos necessários para produzi-lo. A seguir, calculou-se a diferença entre a matriz identidade, e a matriz de coeficiente técnico, cujo objetivo é mostrar como cada setor utiliza os produtos por ele produzido, e o reflexo da autossuficiência e ou dependência de cada setor em relação a esses próprios produtos. Logo para expressar as relações de dependência mútua entre os setores econômicos, e como as mudanças na produção de um setor, afeta a produção de todos os outros setores, construiu-se a matriz inversa de Leontief, que revela as interações multiplicativas entre os setores. De posse da matriz de Leontief foi possível quantificar o impacto de choques ou mudanças em um setor sobre toda a economia, os índices de ligação, para trás (que mostram, o quanto um setor demanda dos demais setores), ou para frente, (que determina, o quanto um setor é demandado pelos demais setores), os multiplicadores de produção, renda e emprego e, os setores chave, ou setores que na média mais contribuem para o crescimento da economia. Apesar de envolverem a utilização de recursos não renováveis, os resultados obtidos com a análise insumo produto dos setores de petróleo e mineração brasileira, ofereceram insights valiosos para análise de políticas econômicas, planejamento setorial e estimação de efeitos nos cenários de desenvolvimento econômico do país.

Presidente - Interno ao Programa - 1977178 - REYNALDO PALACIOS BERECHE
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - INÁCIO FERNANDES DE ARAÚJO JUNIOR - USP
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - MARCELO PEREIRA DA CUNHA - UNICAMP
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - FABRÍCIO PITOMBO LEITE - UFBA