PPGENE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENERGIA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Téléphone/Extension: Indisponible http://propg.ufabc.edu.br/ppgene

Banca de QUALIFICAÇÃO: TALISSA LAILA ALVES DO CARMO

DISCENTE : TALISSA LAILA ALVES DO CARMO
DATA : 16/04/2024
LOCAL: A BANCA SERÁ REALIZADA NA MODALIDADE VIRTUAL

AVALIAÇÃO DO POTENCIAL DE PRODUÇÃO DE BIOMETANO A PARTIR DA EICHHORNIA CRASSIPES (AGUAPÉ)

As fontes de energia renováveis vêm ganhando espaço nas matrizes energéticas mundiais devido ao seu largo potencial e à possibilidade de atuar como alternativa aos combustíveis fósseis. Nesse contexto, a biomassa se apresenta como elemento importante, visto que é a principal matéria-prima para a produção de biocombustíveis, como o biogás e o biometano, que podem ser utilizados para a geração de energia elétrica, térmica e mecânica. Em um trecho do Rio São Francisco, que passa pela cidade de Petrolina/PE, nota-se um aglomerado de plantas aquáticas, com predominância da espécie Eichhornia crassipes, popularmente conhecida como baronesa e aguapé. Esta planta apresenta uma alta taxa de proliferação e uma das formas de controle é a remoção mecânica por meio de escavadeiras, o que gera uma quantidade significativa de resíduos que comumente são destinados aos aterros sanitários. Deste modo, esta pesquisa teve como objetivo avaliar o potencial de produção de biometano a partir da Eichhornia crassipes. As amostras de aguapé foram coletadas no município de Petrolina e caracterizadas por meio de análise de umidade, sólidos voláteis e fixos, composição elementar, análise lignocelulósica. Posteriormente as plantas foram submetidas ao processo de biodigestão anaeróbia para avaliação do potencial de produção de biometano. A biodigestão anaeróbia foi realizada em um biodigestor em batelada do tipo Automatic Methane Potential Test System (AMPTS II). Os resultados mostraram que a Eichhornia crassipes apresentou propriedades favoráveis para aplicação no processo de biodigestão anaeróbia, com teor de umidade elevado de (83,70) % e teor sólidos voláteis de (85,24) %. A razão C/N obtida, 31,59, ficou próxima da faixa considerada como ideal para a produção de biogás (20<C/N<30). O potencial teórico de produção de metano do aguapé foi de 468,33 NmLCH4.gSV-1 e potencial bioquímico de metano na faixa de 196,12 mL CH 4 /g SV.

Presidente - Interno ao Programa - 2605882 - JULIANA TOFANO DE CAMPOS LEITE TONELI
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 1548098 - GILBERTO MARTINS
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - ISIS DOS ANJOS SILVA - UFABC
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 1985515 - ANTONIO GARRIDO GALLEGO