PPGENE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENERGIA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Téléphone/Extension: Indisponible http://propg.ufabc.edu.br/ppgene

Banca de DEFESA: ÉLIO VICENTINI

DISCENTE : ÉLIO VICENTINI
DATA : 07/12/2023
LOCAL: Sala 302 do Bloco B do Campus de Santo André da Universidade Federal do ABC

Aspectos e Análises para a Parametrização da Proteção em Consumidor com Instalação de Sistema Fotovoltaico

Este trabalho analisa a influência da presença de geração solar fotovoltaica, conectada por meio de inversores, no desempenho dos dispositivos de proteção de um consumidor alimentado pela rede de média tensão da distribuidora local. O trabalho discute aspectos importantes relacionados às proteções exigidas para esse tipo de instalação e estabelece critérios para a modelagem dos inversores no programa computacional SINAP. Nas simulações executadas foi utilizada a base de dados de uma rede de distribuição real, bem como a representação detalhada da instalação elétrica do campus Santo André da UFABC. Após a precisa modelagem da rede elétrica e simulações de ocorrências de defeitos na mesma, foi possível analisar se a presença de geração fotovoltaica requer alterações dos critérios de parametrização das funções de proteção para atender os requisitos de coordenação, almejados e exigidos por norma. Adicionalmente, considerando os resultados observados, foram levantados alguns aspectos importantes com relação à necessidade da uniformização dos esquemas de proteção exigidos pelas distribuidoras de energia. Discussões e comentários a respeito dos resultados observados são apresentados no texto, juntamente com as simulações realizadas e alguns ensaios práticos.

Presidente - Interno ao Programa - 1545354 - RICARDO CANELOI DOS SANTOS
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 1544340 - PATRICIA TEIXEIRA LEITE ASANO
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - Mario Sergio Cambraia - IFSP
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 1671333 - EDMARCIO ANTONIO BELATI