PPGENE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENERGIA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Téléphone/Extension: Indisponible http://propg.ufabc.edu.br/ppgene

Banca de QUALIFICAÇÃO: DAYANA KAISER KUCHENBECKER

DISCENTE : DAYANA KAISER KUCHENBECKER
DATA : 26/09/2023
LOCAL: Sala 406 do Bloco B do Campus de Santo André da Universidade Federal do ABC

DESENVOLVIMENTO DE FERRAMENTA COMPUTACIONAL PARA DETERMINAÇÃO DA GERAÇÃO ÓTIMA DE USINAS TERMELÉTRICAS: UM ESTUDO DE CASO PARA SUBSISTEMA SUDESTE e CENTRO-OESTE BRASILEIRO

Uma infraestrutura organizada e recursos energéticos disponíveis são fundamentais para que o desenvolvimento de um país seja contínuo e eficaz. Apesar do Brasil possuir muitos recursos naturais e uma grande estrutura hídrica, são necessários outros tipos de fontes de geração de energia para atender a demanda energética do país. Diante disso, a geração termelétrica possui características que a tornam capaz de garantir a complementação necessária, tornando o sistema confiável. Para isso, o planejamento da operação hidrotérmico se faz necessário para determinar a geração ótima para garantir o suprimento com eficiência, segurança e economia. Portanto, diante da complexidade do sistema, os modelos computacionais auxiliam na tomada de decisão sobre a determinação da geração ótima. Sendo assim, esse trabalho de pesquisa busca explorar uma metodologia que vise determinar a geração ótima das usinas termelétricas de parte do sistema brasileiro, a partir da complementação necessária determinada pela geração ótima de usinas hidrelétricas. Neste estudo, os dados reais do sistema brasileiro, disponíveis no deck NEWAVE, foram modelados e processados pelo Toolbox de Otimização Linear do programa MATLAB®. Após a realização dos testes, bons resultados foram apresentados e demonstraram que a metodologia proposta é eficiente para determinar a geração do sistema termelétrico.

Presidente - Interno ao Programa - 1544340 - PATRICIA TEIXEIRA LEITE ASANO
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 1671333 - EDMARCIO ANTONIO BELATI
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - RODRIGO ALVES DE MORAES - UFPR
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 1876380 - THALES SOUSA