PPGENE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENERGIA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Téléphone/Extension: Indisponible http://propg.ufabc.edu.br/ppgene

Banca de QUALIFICAÇÃO: RODRIGO ADLER DE LIMA SANTOS

DISCENTE : RODRIGO ADLER DE LIMA SANTOS
DATA : 29/08/2023
LOCAL: Sala 406 do Bloco B do Campus de Santo André da Universidade Federal do ABC

CENÁRIO SETORIAL NO DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS DE USINAS CENTRALIZADAS DE FONTES EÓLICA E SOLAR: ANÁLISE SOBRE OS ASPECTOS POSITIVOS E NEGATIVOS DAS POLÍTICAS PUBLICAS E CONTEXTO REGULATÓRIO

A dissertação visa apresentar uma revisão bibliográfica do desenvolvimento da geração de energia elétrica no Brasil, apresentando um contexto histórico do setor elétrico e ações e instituições que auxiliaram na viabilização da atual matriz brasileira, com foco principalmente na geração proveniente das fontes eólica e solar fotovoltaica. Sendo assim, o objetivo geral é demonstrar as ações regulatórias e políticas públicas que viabilizaram o crescimento do desenvolvimento de projetos de usinas centralizadas dessas fontes renováveis, como os leilões de energia que incentivaram o aumento da geração de energia da fonte eólica e solar fotovoltaica e o desconto aplicado às tarifas de transmissão e distribuição para as usinas incentivadas. Além de apresentar os aspectos positivos do setor que contribuíram para o desenvolvimento de usinas centralizadas eólicas e solares, o trabalho também tem como objetivo específico apresentar o cenário e desafios futuros para os empreendedores que atuam na construção desses tipos de usinas, sendo os principais: O fim do desconto aplicado as fontes incentivadas; O problema de conexão dos geradores eólicos e solares;  A diminuição da quantidade dos leilões de energia e sobrecontratação das distribuidoras; Mudanças da metodologia no cálculo da TUST e da TUSD. Sendo assim, pretende-se realizar uma análise comparativa sobre os desafios apresentados, buscando entender os impactos futuro no desenvolvimento das usinas centralizadas eólicas e solares fotovoltaica.

Presidente - Interno ao Programa - 2333950 - CONRADO AUGUSTUS DE MELO
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 1734918 - PAULO HENRIQUE DE MELLO SANT ANA
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 1876380 - THALES SOUSA
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 2236209 - RICARDO DA SILVA BENEDITO