ANÁLISE DE PROJETOS DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA EM INSTITUIÇÕES PÚBLICAS DE ENSINO SUPERIOR UTILIZANDO FUZZY AHP E TOPSIS
No Brasil, existem muitas ações que têm por finalidade, dentre outras, evitar ou mitigar os efeitos nocivos resultantes do aumento da exploração de recursos naturais utilizados para atender às necessidades de conforto dos seres humanos, em especial o consumo de energia. Uma dessas ações é o Programa de Eficiência Energética – PEE da ANEEL, que determina às empresas distribuidoras de energia elétrica e permissionárias o investimento de um percentual da Receita Operacional Líquida – ROL em projetos de Eficiência Energética - EE em todo o país. As Instituições Públicas de Ensino Superior – IPES têm se beneficiado com este programa para implantar Ações de Eficiência Energética – AEE em seus campi. A seleção destes projetos é realizada por meio de um ranqueamento, em que são atribuídas pontuações a diversos critérios, tendo como o mais relevante a Relação Custo Benefício – RCB. Nesse contexto, surgiu o questionamento se existem características comuns aos primeiros e últimos projetos classificados. Deste modo, foi definido o objetivo deste estudo que é identificar características que impulsionam os projetos de eficiência energética das Instituições Públicas de Ensino Superior de acordo com um ranking obtido pela modelagem utilizando FAHP-TOPSIS. Foram utilizadas ferramentas MCDM reconhecidas na literatura no apoio à decisão para ranquear 160 projetos EE de IPES do Brasil, que foi confrontado a outro ranqueamento realizado por meio da RCB. Os julgamentos dos critérios foram obtidos por meio de consultas a especialistas em projetos EE de IPES. Os resultados ressaltaram significativas diferenças entre os ranking obtidos, bem como, consonância em muitas características identificadas entre os projetos classificados. A otimização dos sistemas de iluminação está presente em 62% dos projetos existentes das IPES, porém em 100% dos primeiros classificados. Já a instalação de sistemas de geração por placas fotovoltaicas está presente em 38% dos projetos existentes, porém integra mais de 70% dos últimos projetos classificados e menos de 17% dos primeiros.