PPGENE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENERGIA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Téléphone/Extension: Indisponible http://propg.ufabc.edu.br/ppgene

Banca de QUALIFICAÇÃO: SHEVINE SILVA OLIVEIRA RISSO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : SHEVINE SILVA OLIVEIRA RISSO
DATA : 17/07/2023
LOCAL: meet.google.com/jci-brrm-ocj

O NEXO ÁGUA-ENERGIA-ALIMENTO E CONFLITO E COOPERAÇÃO: UMA NARRATIVA METODOLÓGICA

Neste projeto apresenta a proposta de pesquisa a ser desenvolvida como parte do programa de Pós-Graduação em Energia, ao nível de doutorado, junto ao Centro de Engenharia e Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Federal do ABC, dentro da área de concentração Ambiente, Sociedade e Planejamento Energético, especificamente na linha de Planejamento e Operação de Sistemas Energéticos. O estudo proposto tem como principal interesse analisar a questão do nexo água, energia e alimento e a gestão de conflitos e cooperação em reservatórios de usos múltiplos especialmente em contextos onde diferentes interesses e demandas disputam o acesso e a utilização da água. No caso dos reservatórios de usos múltiplos, como o de Sobradinho, há uma diversidade de atores e setores envolvidos, como agricultura, abastecimento humano, geração de energia, entre outros. Essa variedade de usos pode gerar conflitos de interesses, uma vez que cada setor busca maximizar seus benefícios em relação ao uso da água. A gestão de conflitos nesse contexto busca equilibrar essas demandas, buscando soluções negociadas e formas de cooperação entre os diferentes atores envolvidos. Isso pode envolver a definição de regras de uso da água, distribuição equitativa dos recursos e mecanismos de resolução de conflitos. O método Transboundary Water Interaction Nexus (TWINS) foi proposto pelo autor Mirumachi em 2015 como uma abordagem para analisar as interações entre diferentes usos da água em contextos transfronteiriços. Este se baseia na interconexão entre três elementos principais: água, energia e alimentos, que são considerados cruciais para a sustentabilidade e segurança hídrica, e são analisados em conjunto para entender as implicações de suas interações. O objetivo principal é entender como as ações e decisões relacionadas à água em um reservatório de águas compartilhadas afetam os diferentes setores e atores envolvidos. O método busca identificar as sinergias e trade-offs entre os diferentes setores, levando em consideração as necessidades, demandas e interesses dos países envolvidos. Uma das principais vantagens do método é sua capacidade de fornecer uma visão abrangente e integrada das interações entre água, energia e alimentos em uma bacia hidrográfica. Ele permite a identificação de oportunidades de cooperação e compartilhamento de benefícios entre os envolvidos, bem como a compreensão dos potenciais conflitos e desafios. Quando aplicado a um reservatório de usos múltiplos, poderá ser utilizado para avaliar e planejar o gerenciamento da água de forma mais eficiente e sustentável. Ele permite analisar como a alocação de água para diferentes usos, como abastecimento humano, agricultura, geração de energia hidrelétrica, aquicultura, entre outros, pode impactar o equilíbrio e a sustentabilidade do sistema. Além disso, pode ajudar na identificação de potenciais conflitos de interesse e na promoção da cooperação entre os diversos atores envolvidos na gestão da água.

Presidente - Interno ao Programa - 1544340 - PATRICIA TEIXEIRA LEITE ASANO
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 1734918 - PAULO HENRIQUE DE MELLO SANT ANA
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - ALEXANDRE UHLIG DE OLIVEIRA
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 2236209 - RICARDO DA SILVA BENEDITO