PPGENE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENERGIA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Téléphone/Extension: Indisponible http://propg.ufabc.edu.br/ppgene

Banca de QUALIFICAÇÃO: CRISTOERCIO ANDRÉ DA SILVA

DISCENTE : CRISTOERCIO ANDRÉ DA SILVA
DATA : 18/07/2023
LOCAL: [REMOTO]: meet.google.com/rdi-yjxq-heh

ALGORITMO DE VNS PARA ALOCAÇÃO OTIMIZADA DE CONCENTRADORES INTELIGENTES SEM FIO EM REDES ELÉTRICAS DE BAIXA TENSÃO

Com os avanços das tecnologias sustentáveis e a necessidade de modernização das redes de distribuição, as concessionárias de energia elétrica estão instalando concentradores inteligentes sem fio (CISF) no decorrer das redes elétricas de baixa tensão. Tais concentradores se comunicam com os medidores inteligentes sem fio (MISF) dos consumidores finais, a fim de ter uma base de dados que auxiliem no faturamento de energia e na definição de novas estruturas de mercado. Em redes de distribuição extensas a instalação dos concentradores, torna-se um problema para os planejadores, pois podem gerar custos de instalação muito elevados. Para resolver esse problema, na literatura especializada se mostra a aplicação de algumas técnicas de inteligência computacional para realizar estudos de alocação otimizada dos CISFs em redes de distribuição de baixa tensão. No entanto, em redes extensas de baixa tensão se podem ter diversos ambientes de propagação do sinal, o que poderia dificultar na comunicação do CISF com o MISF. Neste trabalho, apresenta-se um algoritmo de inteligência computacional fundamentado na técnica de Variable neighborhood Search (VNS) para a alocação otimizada de CISF em redes extensas de distribuição de baixa tensão em núcleos urbanos. Tal algoritmo procura o valor mínimo para o investimento na instalação de CISF em redes extensas de baixa tensão, garantindo a cobertura de comunicação de todos os MISFs. Assim, o ambiente de propagação do sinal de comunicação entre os MISF e os tipos de CISF disponíveis dentro de uma determinada área é levado em conta por meio de um coeficiente de propagação que caracteriza o raio de cobertura dos concentradores. Nesse contexto, é aplicado o algoritmo proposto a uma rede de baixa tensão da Dinamarca, composta por 15 nós e 45 consumidores, utilizando CISFs baseados na tecnologia ZigBee (ZB). O algoritmo proposto é comparado com outras técnicas de inteligência computacional que foram utilizadas na literatura especializada, realizando 100 execuções para alocar CISFs na rede da Dinamarca. Após tais execuções, um histograma é elaborado para encontrar a frequência de repetições da melhor solução. Sendo que no algoritmo proposto apresenta uma frequência de 20% maior para encontrar a melhor solução, em comparação com as outras técnicas. O resultado da proposta pode auxiliar os planejadores das redes elétricas de baixa tensão na identificação dos melhores locais para instalação dos CISFs, garantindo uma cobertura adequada para os MISF em áreas urbanas com infraestrutura elevadas.

Presidente - Interno ao Programa - 2286312 - JOEL DAVID MELO TRUJILLO
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 1671333 - EDMARCIO ANTONIO BELATI
Membro Titular - Examinador(a) Externo ao Programa - 1762419 - CARLOS EDUARDO CAPOVILLA
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 1669195 - AHDA PIONKOSKI GRILO PAVANI