Controle Preditivo de Corrente Robusto por Conjunto Finito de Estados aplicado a Tração Elétrica de Trator de Pequeno Porte
Esta tese apresenta um controlador preditivo do tipo conjunto finito de estados baseado em modelo, com a adição de uma parcela robusta capaz de lidar com as incertezas do motor de indução acionado. A capacidade de minimizar os impactos há variações paramétricas que são cruciais para o desempenho do controlador, uma vez que, por ser baseado em modelo essas variações degradam a performance do controle. O trabalho realiza uma revisão das técnicas de controles já existentes para motores de indução em aplicações de tração de trator, pois como um segundo objetivo da tese é a eletrificação de tratores agrícolas. Após a revisão dos controles, o motor de indução é modelado no referencial estacionário para o projeto do controlador preditivo robusto, o qual utiliza uma função custo para minimizar o erro das correntes do estator para realizar o controle de velocidade do mesmo. Por fim, resultados de simulação e obtidos em bancada experimental são apresentados para demonstrar o desempenho do controle proposto juntamente com as conclusões da tese.