Estimativa de Curvas de Carga para Infraestrutura de Carregamento de Veículos Elétricos: Um Modelo Multidisciplinar
A eletrificação dos veículos é um fenômeno contemporâneo e significa substituir, gradualmente, a fonte motora dos mais diversos modais de transportes. Entretanto, o alto custo de veículos elétricos (VE) em comparação com veículos convencionais à combustão além da falta de infraestrutura de recarga são fatores impeditivos. Ademais, apesar das muitas vantagens, a alta penetração de VE causa problemas na rede de distribuição de energia: piora os índices da qualidade, ocasiona oscilações de tensão, incrementa da distorção harmônica, dentre outros. Entretanto, é no contexto do planejamento do sistema de distribuição que se encontra localizada a contribuição desta tese. Face ao inevitável, é necessário considerar a possibilidade de alta simultaneidade na utilização da infraestrutura de recarga, o que pode trazer como consequência, a necessidade de reforços na rede. Se por um lado existem barreiras para a difusão dos VE, por outro lado devido a presença das estações de carregamento, sua localização geográfica e a quantidade de energia retirada de rede elétrica impõem desafios também para os planejadores. O carregamento do VE caracteriza um tipo peculiar de carga com comportamento único e ainda desconhecido dos planejadores. Campanhas de medição não são possíveis neste caso, uma vez que a frota e a infraestrutura de recarga ainda não estão consolidadas. Por este motivo, é extremamente difícil prever o comportamento da demanda num momento em que a penetração ainda é baixa ou nula em muitos lugares, com poucos ou nenhuma aferição disponível. Assim, esta tese visa contribuir nesta área, propondo um modelo que estima curvas de demanda para a infraestrutura de recarga e identifica, gráfica e espacialmente, eventuais necessidades de reforços na rede elétrica mostrando os períodos de pico de demanda ao longo de um dia típico.