Sistema de adensamento de energia aplicada ao carregamento de veículos elétricos
O nível de potência elétrica requerido para realizar o carregamento rápidos de veículos elétricos a ponto de atingir um tempo equivalente ao tempo de abastecimento de um veículo convencional a combustão, indicam uma crescente tendência na adoção de sistemas locais de armazenamento de energia tendo em vista minimizar o impacto direto na rede de distribuição de energia elétrica em baixa tensão que atualmente conta com limitados valores de potência.
Diante desse desafiador cenário o objetivo dessa pesquisa é o desenvolvimento de uma solução local de adensamento de potência elétrica por meio da utilização de um sistema cinético de armazenamento de energia capaz de viabilizar tecnicamente a utilização carregadores rápidos de alta potência classificados como Nível 3 para alimentar os veículos elétricos.
A pesquisa propõe a integração de um sistema local de armazenamento de energia ao sistema de recarga de veículos elétricos alimentado a baixa tensão em corrente alternada que será capaz de realizar o adensamento energético e a transformação para corrente contínua a ponto de permitir o carregamento rápido em alta potência equivalente ao tempo usual para preencher o tanque de combustível de um veículo convencional a combustão.