PPGENE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENERGIA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Téléphone/Extension: Indisponible http://propg.ufabc.edu.br/ppgene

Banca de QUALIFICAÇÃO: MILAGROS CECILIA PALACIOS BERECHE

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MILAGROS CECILIA PALACIOS BERECHE
DATA : 19/09/2022
LOCAL: Sala 302 do Bloco B do Campus de Santo André da Universidade Federal do ABC

Análise energética, exergética e ambiental de tecnologias que visam à redução da produção de vinhaça em usinas sucroalcooleiras incluindo diferentes processos de disposição e aproveitamento energético

O setor sucroalcooleiro no Brasil é um dos mais importantes da economia nacional, representando uma parte relevante do agronegócio. Assim, no processo de produção de açúcar e etanol, um dos resíduos principais é a vinhaça, que é o produto de fundo das colunas de destilação e o principal efluente das destilarias. Ela tem sido empregada in natura na fertirrigação devido a seu conteúdo de minerais e nutrientes. Entretanto, também possui outras características que fazem dela um agente poluidor, como uma natureza ácida e corrosiva, uma elevada DBO na faixa de 14,4 a 29,7 g/l; o que provoca um cheiro desagradável devido à putrefação dos componentes orgânicos. Além disso, ela é um resíduo que é produzido em grandes quantidades (10-15 l vinhaça/l etanol produzido) sendo este o principal problema para sua disposição. Assim, esta trabalho tem como objetivo a avaliação de tecnologias para a redução do volume de vinhaça produzida e para sua disposição e aproveitamento energético. A tecnologia considerada para a redução de volume de vinhaça foi a fermentação com alta concentração de açúcar, enquanto que as tecnologias de disposição e aproveitamento energético consideradas foram a concentração, incineração, e biodigestão da vinhaça. Como resultados preliminares, a fermentação com alta concentração de açúcar permitiu uma redução de 38,8% na produção de vinhaça quando comparada com a fermentação convencional.

Presidente - Interno ao Programa - 963.338.208-49 - SILVIA AZUCENA NEBRA DE PEREZ - UNICAMP
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 1600874 - MARCELO MODESTO DA SILVA
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - JOSE CARLOS ESCOBAR PALACIO - UNIFEI - UNI
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 1548098 - GILBERTO MARTINS