MODELAGEM E AUTOMAÇÃO DE UM CANAL AERODINÂMICO PARA CARACTERIZAÇÃO DE TURBINAS EÓLICAS VERTICAIS UTILIZANDO UM NOVO LAYOUT DE FREIO DE FOUCAULT
O estudo experimental em engenharia permite validar modelos e analisar fenômenos complexos. Nesse sentido, a montagem de um aparato experimental é essencial e envolve a aplicação de várias técnicas de engenharia e um conhecimento profundo do que se quer estudar experimentalmente. A utilização de canais aerodinâmicos em estudos de aerogeradores de eixo vertical permite a aquisição de dados de dinâmica de turbinas capazes de validar estudos teóricos ou até mesmo de mostrar fenômenos de difícil modelagem.
O presente trabalho consiste em controlar e automatizar um canal aerodinâmico para realizar testes experimentais em microturbinas eólicas. Para isso, foram construídos modelos da dinâmica das turbinas e do sistema de geração eólica do canal aerodinâmico disponíveis no Laboratório de Energias Renováveis da UFABC.
Estes, quando compilados, permitiram a construção de um controlador capaz de operar turbinas em diferentes pontos de operação de forma estável. Até o momento, como resultado da automação e controle do canal, foi possível obter resultados da dinâmica de partida da turbina, modelar esse fenômeno e validá-lo com os resultados apresentados na literatura.