PPGENE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENERGIA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Téléphone/Extension: Indisponible http://propg.ufabc.edu.br/ppgene

Banca de DEFESA: KELLY DANIELLY DA SILVA ALCANTARA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : KELLY DANIELLY DA SILVA ALCANTARA
DATA : 09/03/2022
LOCAL: A defesa será remota

ANÁLISE MULTICRITÉRIO DA GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS COM ENFOQUE NOS SISTEMAS DE TRATAMENTO: UM ESTUDO DE CASO NOS MUNICÍPIOS DO ABC PAULISTA

A tomada de decisão é uma ação fundamental quando se trata da resolução dos problemas relacionados com a gestão dos resíduos sólidos urbanos. Os problemas levantados neste estudo estão fundamentados na hierarquia estabelecida na Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) – Lei n° 12.305/2010 e no seu atendimento pelos municípios tanto na gestão dos resíduos quanto no tratamento adequado dos rejeitos. Os municípios avaliados nesta pesquisa estão localizados no grande ABC Paulista, especificamente os três “santos”: Santo André, São Bernardo do Campo e São Caetano do Sul. O objetivo deste estudo foi, em um primeiro momento, levantar os principais problemas na gestão de resíduos sólidos por meio da análise multicritério e, a partir daí, avaliar as melhores soluções para os problemas apontados, visando a redução dos rejeitos considerando a hierarquia da PNRS e os tratamentos com recuperação energética. Como resultado deste estudo, foram desenvolvidos três artigos. O primeiro tratou sobre o diagnóstico para os municípios em relação ao atendimento à PNRS. O segundo abordou uma metodologia participativa (Ketso®) que envolveu atores que atuam na gestão de resíduos realizada em cada município, obtendo resultados distintos em relação aos objetivos e às soluções propostas. E o terceiro artigo abordou a análise multicritério na escolha da melhor solução no que diz a respeito ao sistema de gestão dos resíduos, em especial, ao tratamento dos rejeitos. Por fim, o estudo propôs um conjunto de recomendações referentes à diminuição da geração dos rejeitos, além de pontuar as melhorias a serem implantadas em cada município no seu tratamento dos resíduos. O estudo concluiu que o ABC Paulista está caminhando na realização de melhorias em relação à gestão dos resíduos, contudo ainda possui altas taxas de rejeitos e a coleta seletiva ainda necessita de avanços significativos. Dessa forma, os municípios ainda não possuem condições mínimas para a realização da recuperação energética dos resíduos, sem antes realizar o atendimento mínimo da gestão de resíduos em atendimento à PNRS.

Presidente - Interno ao Programa - 1760419 - GRAZIELLA COLATO ANTONIO
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 6670680 - JOAO MANOEL LOSADA MOREIRA
Membro Titular - Examinador(a) Externo ao Programa - 1763421 - GILSON LAMEIRA DE LIMA
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - LUCIANA APARECIDA IOTTI ZIGLIO