PPGENE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENERGIA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Téléphone/Extension: Indisponible http://propg.ufabc.edu.br/ppgene

Banca de QUALIFICAÇÃO: YURI OLIVEIRA LIMA

DISCENTE : YURI OLIVEIRA LIMA
DATA : 26/07/2021
LOCAL: Remoto

ANÁLISE DE MODELOS ENERGÉTICOS EM TRANSPORTE PNEUMÁTICO: APLICABILIDADE PARA UM NOVO TIPO DE TRANSPORTADOR

O transporte pneumático é amplamente utilizado por diversos segmentos industriais. Suas vantagens englobam flexibilidade nas rotas de transporte, transporte à longas distâncias, redução de poluentes, quando comparados com transportes mecânicos. Entre suas desvantagens, é possível destacar seu alto consumo energético devido a utilização de grandes quantidades de ar comprimido. Estudos para melhorar a eficiência dos sistemas de transporte pneumático são realizados constantemente, porém a inexistência de modelos unificados indica a relevância de analisar diversos modelos. Entre estes estudos, destacam-se os modelos de eficiência energética, que apesar de escassos na literatura, são obtidos a partir de modelos mais explorados, como modelos de pressão e vazão. Foram analisados modelos de gradiente de pressão, fricção e velocidade, para confrontar com dados de testes experimentais em um sistema de transporte pneumático com um protótipo de alimentador de sólidos desenvolvido pela empresa Zeppelin Systems Latin America, chamado de ejetor pressurizado Batchpump. Este protótipo opera de forma similar ao equipamento convencional denominado de vaso de pressão, para transporte de material em forma de bateladas de 100L. Juntamente a ele foi utilizada uma instalação de transporte com tubulação de 133m de comprimento e 3 polegadas de diâmetro, 4 curvas de 90º e uma curva de 180º, todas de raio longo, para transporte de calcário calcítico moído, a fim de identificar e compreender modelos energéticos que possam ser extrapolados para o caso estudado. Espera-se identificar os modelos e as variáveis, que podem ser utilizadas para otimizar a eficiência energética de sistemas de transporte pneumático e aplicar no sistema de transporte presente para, por fim, obter pontos ótimos em termos de eficiência energética desse sistema.

Presidente - Interno ao Programa - 1544284 - LUIS ALBERTO MARTINEZ RIASCOS
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - MARIA DO CARMO FERREIRA - UFSCAR
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - LUCAS MASSARO SOUSA
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 2605733 - SERGIO RICARDO LOURENCO