Avaliação do uso de Métricas Metacognitivas no Processo de Ensino-Aprendizagem mediado por Ambientes Virtuais
Pesquisas têm indicado que o conhecimento sobre a própria conhecimento é essencial para alcançar uma aprendizagem com qualidade. Este conhecimento pode ser realçado com o desenvolvimento de capacidades metacognitivas, por meio de atividades que buscam envolver o aprendiz no monitoramento do próprio conhecimento. No entanto, Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA) como o Moodle, bastante utilizado por educadores, não possuem nativamente ferramentas que permitam realizar estas atividades, capturar métricas e analisar os resultados. Este trabalho tem por objetivo geral investigar o potencial do uso de métricas metacognitivas no processo de ensino-aprendizagem por meio de ambientes virtuais. Para buscar o cumprimento do objetivo geral desenvolveu-se a ferramenta MetaRef, um plug-in para o Moodle, que permite organizar atividades e coletar métricas metacognitivas. A ferramenta permite ainda o acompanhamento dessas métricas por parte do estudante e do professor. Realizou-se um curso com a ferramenta MetaRef e os dados coletados foram analisados e discutidos.