PPGCCM PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Téléphone/Extension: 11 4996-8337 http://propg.ufabc.edu.br/ppgccm

Banca de DEFESA: EDUARDO DA SILVA CRUZ

DISCENTE : EDUARDO DA SILVA CRUZ
DATA : 12/08/2019
LOCAL: no Auditório 801-A , 8º andar, Bloco B, Campus SA da Fundação Universidade Federal do ABC, localizado na Avenida dos Estados, 5001, Santa Terezinha, Santo André, SP

Avaliação do uso de Métricas Metacognitivas no Processo de Ensino-Aprendizagem mediado por Ambientes Virtuais

Pesquisas têm indicado que o conhecimento sobre a própria conhecimento é essencial para alcançar uma aprendizagem com qualidade. Este conhecimento pode ser realçado com o desenvolvimento de capacidades metacognitivas, por meio de atividades que buscam envolver o aprendiz no monitoramento do próprio conhecimento. No entanto, Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA) como o Moodle, bastante utilizado por educadores, não possuem nativamente ferramentas que permitam realizar estas atividades, capturar métricas e analisar os resultados.  Este trabalho tem por objetivo  geral investigar o potencial do uso de métricas metacognitivas no processo de ensino-aprendizagem por meio de ambientes virtuais. Para buscar o cumprimento do objetivo geral desenvolveu-se a ferramenta MetaRef, um plug-in para o Moodle, que permite organizar atividades e coletar métricas metacognitivas. A ferramenta permite ainda o acompanhamento dessas métricas por parte do estudante e do professor. Realizou-se um curso com a ferramenta MetaRef e os dados coletados foram analisados e discutidos.

Presidente - Interno ao Programa - 1672965 - EDSON PINHEIRO PIMENTEL
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 1763436 - JULIANA CRISTINA BRAGA
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - ISMAR FRANGO SILVEIRA - UPM
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 1545858 - ITANA STIUBIENER