A IMPLEMENTAÇÃO DOS PROGRAMAS DE ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA NOS ESTADOS BRASILEIROS: O PAPEL DOS ESTADOS NA REDUÇÃO DAS DESIGUALDADES DE RESULTADOS
Esta proposta de pesquisa tem como objetivo analisar a implementação de programas de alfabetização na idade certa com foco no papel coordenador dos estados brasileiros. No que tange ao tema das relações federativas no Brasil, o papel dos estados na coordenação de políticas sociais tem sido pouco investigado na literatura, o que abre espaço para uma agenda de estudos que sistematizem a atuação dos estados brasileiros, particularmente a coordenação das políticas junto aos municípios e seus efeitos. Nesse sentido, embora exista um acúmulo de pesquisas sobre o caso do Ceará, pouco se sabe sobre a atuação de outros estados brasileiros nestes programas, lacuna que esta proposta visa suprir. Para tanto, a pesquisa irá adotar metodologia comparativa baseada em métodos mistos com análise de dados quantitativos e qualitativos coletados em documentos, e entrevistas semiestruturadas. Essa proposta pretende, como principal contribuição, identificar padrões de implementação das políticas estaduais em regime de colaboração com os municípios e considerar o papel dessas ações na produção de resultados equânimes.