INOVAÇÃO TECNOLÓGICA EM POLÍTICAS PÚBLICAS: UMA ANÁLISE DA ADOÇÃO DO SISTEMA INTEGRADO DE GESTÃO (SIG) NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC
Essa dissertação realiza uma análise sobre a adoção do Sistema Integrado de
Gestão (SIG) na UFABC em 2013 e 2014, visto como uma inovação no setor
público. O propósito da pesquisa é apresentar e analisar as especificidades da
escolha, difusão e adoção do SIG em uma universidade federal de ensino sob a
ótica de teorias selecionadas sobre Inovação em Políticas Públicas, Difusão de
Políticas Públicas e Difusão de Inovações. Trata-se de uma pesquisa exploratória de
abordagem qualitativa, na qual foi utilizada pesquisa bibliográfica, documental, e
empregou-se a técnica de análise de conteúdo. Para isso, compreende um estudo
sobre inovação, difusão e a Tecnologia de Informação (TI) que provocam mudanças
na sociedade e nas instituições públicas de ensino. Nas instituições de ensino, as
ferramentas de TI estão cada vez mais presentes, por meio de inovação, difusão ou
adoção de inovações já utilizadas, visando beneficiar os usuários com acesso a
informações, de forma mais rápida e com confiabilidade. Um desses recursos
tecnológicos são os sistemas de informação, uma inovação tecnológica que visa
facilitar a vida acadêmica e administrativa. Por outro lado, também exigem novas
capacidades dos usuários, transformam as formas costumeiras de executar diversas
atividades e são avaliados em função da percepção de cada ator afetado, que pode
ser negativa ou positiva.