Eletrificação no Setor de Transporte Rodoviário: Estudo Comparativo de Caminhões Pesados
A eletrificação no setor logístico de transportes realizado por caminhões semipesados e pesados está em um ritmo bem acelerado em várias partes do mundo, como China, Estados Unidos e Europa. Em linhas gerais, as iniciativas de eletrificação da frota comercial estão associadas com programas de redução da emissão de dióxido de carbono. No contexto brasileiro, por sua vez, existem alguns fatores técnicos e econômicos que demandam uma caracterização mais profunda; de fato, há uma carência de estudos científicos que abordem essas peculiaridades. Nesse sentido, esta pesquisa de mestrado busca caracterizar três importantes condições, a saber: (a) o desempenho de um caminhão propulsionado por energia elétrica proveniente de baterias (BET) em condições reais de operação em relação à emissão de dióxido de carbono, inclusive comparando-o com um caminhão propulsionado por motor de combustão interna (ICET), e considerando a emissão de dióxido de carbono gerada para recarregar as baterias do caminhão BET; (b) o consumo energético sazonal da região do ABC paulista; (c) o custo total de propriedade (TCO) que consiste em investimentos com infraestrutura de recarga e baterias de propulsão, despesas com energia elétrica, manutenção e reparo, assim como incentivos governamentais e abatimentos de impostos.