PPGINV PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA E GESTÃO DA INOVAÇÃO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Phone: Not available http://propg.ufabc.edu.br/ppginv

Banca de QUALIFICAÇÃO: ERIK PAUL BOGATIR

STUDENT : ERIK PAUL BOGATIR
DATE: 01/12/2022
TIME: 10:00
LOCAL: Sala 406 do Bloco B do Campus de Santo André da Universidade Federal do ABC
TITLE:
Testes de Bancada como uma Plataforma Colaborativa para Impulsionar a Transformação Elétrica e Digital: As iniciativas do Cluster Hiidráulico de Hudiksval para a Transição Sustentável

PAGES: 20
BIG AREA: Outra
AREA: Tecnologia e Inovação
SUMMARY:

O objetivo deste projeto é realizar um estudo etnográfico de pesquisa-ação no qual coletaremos e analisaremos dados de um cluster focado em inovação e mudança. Este estudo analisará como as organizações dentro de uma hélice tripla de inovação podem colaborar para criar uma plataforma comum na forma de um teste de bancada.

A ideia é que o processo de transição sustentável precisa ser abordado a partir das perspectivas de todos os participantes. Os testes de bancada são uma ferramenta experimental e colaborativa para quailificar políticas de inovação, cujo objetivo é testar, demonstrar e promover novos sistemas sociotécnicos e modos associados de governança em um ambiente simulado em configurações do mundo real. Indústria, governo municipal e regional, academia e um instituto público de pesquisa estão todos representados no cluster em consideração.

O pressuposto é que confiança é essencial para promover a colaboração dentro do paradigma da tripla hélice da inovação. A confiança, por outro lado, leva tempo para se formar e se expandir dentro da hélice tripla. No entanto, ela possibilita investimentos coletivos baseados em pesquisas comuns, como o desenvolvimento de demonstradores tecnológicos. Esses artefatos físicos podem ser vistos como prova da importância da colaboração, que fortalece os esforços colaborativos.

BANKING MEMBERS:
Presidente - Interno ao Programa - 1763439 - LUCIANA PEREIRA