CARACTERIZAÇÃO DA LIGA DE ALUMÍNIO 4032 APÓS CONFORMAÇÃO POR EXTRUSÃO E SUBSEQUENTES TRATAMENTOS TÉRMICOS
A liga de alumínio 4032 possui boa estabilidade térmica, elevada resistência à
corrosão e ao desgaste. É utilizada em peças automotivas que trabalham em altas
temperaturas e sob solicitação mecânica severa. No presente trabalho foi realizada
a caracterização mecânica e metalográfica de cinco condições desta liga:
homogeneizada antes da deformação plástica, perfil conformado por extrusão, perfil
extrudado e recozido, perfil extrudado e solubilizado e perfil extrudado na condição
T6. Foi possível observar a evolução microestrutural e das propriedades mecânicas
da liga após a conformação plástica e após os tratamentos térmicos. Nas
micrografias obtidas por microscopia óptica e MEV, é notável a redução do tamanho
e a melhora na distribuição das partículas de segunda fase após extrusão, em
comparação com a amostra homogeneizada. Após tratamento térmico de
solubilização é observada uma redução na quantidade de segundas fases,
evidenciando a solução sólida. Após recozimento, é observada melhor distribuição
de precipitados. Após tratamento térmico T6, é observado o efeito da precipitação.
As segundas fases foram identificadas a partir da simulação computacional pelo
Thermo-Calc e do mapa de EDS. Padrões de DRX foram analisados e foi possível
identificar parte das fases conhecidas; precipitados de α-AlFeSi e β-AlFeSi não
foram identificados, pois possuem dimensões nanométricas. Com relação às
propriedades mecânicas, fica explícito dois grandes saltos no limite de resistência à
tração: após conformação plástica, onde atinge 200 MPa, e após tratamento térmico
T6, onde atinge 363 MPa. São observados serrilhados nas curvas tensão-
deformação, sendo os mais intensos encontrados nas amostras com menor
quantidade de precipitados, evidenciando a ocorrência de DSA.